CFOP e natureza da operação, são a mesma coisa?

INNET Soluções > O que é?  > CFOP e natureza da operação, são a mesma coisa?
cfop x natureza operação

CFOP e natureza da operação, são a mesma coisa?

Em nossos dias de emissões de notas fiscais se torna automático as informações usadas para preenchê-las, algumas informações sabemos de onde vem, o que fazem, mas algumas outras não sabemos, simplesmente as colocamos nos campos específicos porque fomos ensinados a fazer assim.

O assunto tratado nesse artigo fala sobre CFOP e Natureza da operação, muitos acham que é a mesma coisa, mas não é bem assim,

Você sabe qual é a diferença?

 

O que é um CFOP?

O CFOP nada mais é do que o Código Fiscal de Operações e Prestações de entradas e saídas de mercadorias sendo elas intermunicipais e interestaduais. É um código numérico que identifica a circulação da mercadoria ou a prestação de serviço de transporte, por isso, é por meio da tabela CFOP que será definida se a operação fiscal terá que recolher impostos ou não.

 

O que significa cada digito do CFOP?

Nas entradas o código do CFOP é composto por quatro dígitos cujo primeiro número identifica o tipo de operação, iniciados com:

1 = Entradas de mercadoria de dentro do próprio estado,

2 = Entradas de mercadorias de fora do estado e

3 = Entrada de mercadorias vindas do Exterior.

Da mesma forma que nos CFOPs de entradas, os de saídas também são compostos por quatro dígitos sendo iniciados com:

5 = saídas de mercadorias para dentro do estado,

6 = saídas de mercadorias para fora do estado e

7 = Saídas de mercadorias para o Exterior.

E os outros Dígitos o que são?

Bom, existem muitos códigos de CFOP, mais de 500 para ser preciso, então iremos disponibilizar a lista completa com todos os códigos da tabela CFOP que pode ser consultada diretamente no site da SEFAZ ES,  Ministério da Fazenda, que é estabelecido pelo Convênio S/Nº de 1970.

 

Bom, eu já sei o que é o CFOP, então, o que é a Natureza da Operação?

A natureza da operação nada mais é do que a descrição do que será feito com a mercadoria da nota fiscal, eu posso usar mais de uma natureza de operação para um CFOP da mesma forma que posso mudar algumas descrições sem que altere muito no entendimento do mesmo, podemos usar como exemplo o CFOP de vendas de mercadorias adquirido de terceiros que é o 5102 e colocar natureza de operação venda de mercadoria, o que jamais pode ser feito e usar por exemplo um CFOP de devolução com natureza da operação de vendas, CFOP e Natureza da operação são um conjunto que tem que estar em sincronismo.

 

Sabendo disso podemos ficar mais tranquilos quando procuramos na internet ou quando vemos uma natureza de operação diferente da que usamos em nossa empresa para o mesmo CFOP.

 

Baixe o checklist

Morador da cidade de Linhares-ES a 24 anos, Analista de Sistemas na empresa INNET Soluções com experiência na área fiscal a mais de 8 anos, Seu interesse é ajudar o máximo de pessoas a ter conhecimento sobre o assunto através deste blog. Formando em sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras de Linhares.

Posts Relacionados

2 Comentários
  • Siempreenlasnubes
    Responder
    Posted at 17:45, 16 de março de 2018

    Obrigado, vou fazer isso!

  • gman
    Responder
    Posted at 16:07, 19 de março de 2018

    Foi de grande valia as orientações; obrigado

Poste um comentário

Comentário
Nome
Email
Website