Como Credenciar a NFC-e no Espírito Santo

INNET Soluções > Artigos  > Como Credenciar a NFC-e no Espírito Santo

Como Credenciar a NFC-e no Espírito Santo

 

Como Credenciar a NFC-e no Espírito Santo

 

Você sabia que já está disponível a NFC-e para o estado do Espirito Santo? Seu contador já entrou em contato com você para fazer o credenciamento?

Se ainda não, não se preocupe, ainda é opcional o uso, mas vamos mostrar para você como é simples e prático fazer o credenciamento, as partes positivas da NFC-e e como irá melhorar a vida das empresas do Varejo.

 

Credenciamento

 

Para fazer o credenciamento é fácil e simples, porém precisa ser feito pelo contador da empresa. É necessário que o contador acesse a página da SEFAZ-ES e faça o credenciamento colocando os dados de CPF e Senha que o contador já possui cadastrado no site da SEFAZ-ES.

Após feito o procedimento o contador terá que pedir a cessação da ECF.

 

O que há de novo na NFC-e

 

Leitura X e redução Z já era!

 

Com a nota fiscal de consumidor aquela rotina diária de Leitura X e redução Z já era!

A partir de agora você irá abrir o caixa sem precisar de se preocupar com papel na impressora e sem ter que se lembrar de fazer essas operações.

 

Tchau impressora fiscal!

 

Com a NFC-e não será obrigatória a impressão na impressora fiscal e se o cliente preferir também não é obrigatório a impressão na impressora não fiscal, pois com a NFC-e poderá ser enviado para o cliente por e-mail o arquivo e as informação da nota fiscal de consumidor emitida e além disso o cliente poderá pesquisar no SEFAZ-ES  as NFC-e’s emitidas em seu nome.

 

Chega de papel!

 

Muitos questionam esse método de não impressão, mas com o avanço da tecnologia, diversas pessoas não estão aderindo mais ao velho papel. Atualmente qualquer pessoa tem um e-mail, seja comercial ou pessoal para comunicação, compras pela internet e diversas outras coisas.

Mas não se preocupe, você pode fazer a impressão em folha A4 e impressora térmica não fiscal. A diferença da NFC-e é a facilidade que ela irá trazer.

 

NFC-e já existe em vários estados

 

O que muitos ainda não sabem aqui no estado do ES que em quase todo o Brasil já é obrigatório a NFC-e. Com a chegada somente agora no estado, muitos donos de empresas, gerentes e diversos funcionários das empresas não sabem da novidade. Sem falar que muitos ainda desconfiam da novidade. Sempre que o governo lança uma nova mudança fiscal sempre há uma desconfiança, se irá funcionar normalmente, se irá dar erro no início, coisas de costume em novas legislações federais.

 

E a pergunta que não quer calar, será obrigatória a NFC-e?

 

Segundo informações, a partir de 1° de janeiro de 2018, todo o comércio varejista no ES será obrigatório o uso da NFC-e!(Informação obtida em 30/07/2017).

Então caros colegas leitores, empreendedores e futuros empreendedores, não se iludam em comprar uma ECF, o custo é muito alto, um investimento desnecessário para sua empresa.

nfce

 

O que precisa para emitir uma NFC-e?

 

O que muitos não sabem que o que é preciso para emitir uma NFC-e, já é obrigatório para quem tem ECF que é o Certificado digital para NF-e e NFC-e.

 

Certificado Digital

 

Todas empresas que tem ECF precisa de um certificado digital para emitir NF-e, mas para que?

Quando você está sem a sua ECF você precisa emitir uma nota de contingência, que são as notas emitidas quando você não está com a ECF na sua loja.

Sendo assim amigos leitores, só é preciso o seu contador credenciar sua empresa no SEFAZ-ES e ser feliz com a NFC-e. Só lembrando que o software fiscal que você utiliza tem que está apto a fazer a nota.

 

Custo para aderir a NFC-e

 

Como falado anteriormente, você só precisa de um certificado para emitir. Mas e depois?

Impressora:Você pode enviar por e-mail, fazer a impressão em impressoras não fiscais que podem ser a sua própria impressora laser ou jato de tinta que já possui na empresa.

Certificado Digital: existe vários lugares para comprar o certificado, sendo alguns deles:

Conexão com Internet: Afinal os dados precisam ser enviados, mas colocamos aqui só para lembra-lo.

Software para Emissão: Existem vários softwares no mercado, sugerimos o software Gerente da INNET Soluções.

Agora que você já tem alguns lugares para pesquisar qual o melhor certificado digital para sua empresa, escolha o melhor e passe a emitir a NFC-e o quanto antes!

 

Porque aderir agora a NFC-e

 

A NFC-e irá beneficiar a todos, principalmente aos novos empreendedores que, ao iniciar um novo empreendimento era preciso comprar uma ECF investindo um valor muito alto, agora não, como mencionado anteriormente você só precisa de:

  • Certificado Digital
  • Computador com conexão com internet
  • Impressora não fiscal
  • Software habilitado para emissão

Não só pelo fato de um custo baixo para iniciar um novo negócio, em breve a NFC-e será obrigatória.

 

Não espere ser obrigatório

 

Então, porque não esperar a obrigatoriedade? Pelo fato que se o equipamento der defeito você terá que conserta-lo para que sua empresa não fique sem vender para depois aderir a NFC-e, sem falar nos custos com papel e toner de tinta.

 

O principal vilão das novas empresas a ECF!

 

Com a vantagem de não comprar uma ECF o empreendedor terá um valor a mais para investir na sua empresa, sendo em reforma, material para venda ou algum outro custo de início.

 

Melhorias da NFC-e para as empresas

  • Envio em tempo real para a Secretaria da Fazenda;
  • Mais agilidade e segurança no Emissor de Cupom Fiscal;
  • Diminuição dos gastos com papel;
  • Economia na compra de impressoras e softwares de emissão de cupom fiscal (atualmente estes gastos podem chegar até R$4 mil).

 

Vantagens para o consumidor

  • Provável fim da impressão do cupom fiscal em papel;
  • Consulta da NFC-e por meio de QR Code no smartphone;
  • Impressão da nota em qualquer tipo de máquina;
  • Recebimento da NFC-e por e-mail.
  • Não obrigatoriedade do armazenamento do cupom para garantias e etc. Pois está tudo no site da Sefaz.

 

QR Code

 

Conclusão

 

Mais uma mudança chegou para nossas empresas, mas essa mudança beneficiará muito as empresas que poderão focar mais em suas atividades. Vamos aderir o quanto antes e começar a usufruir dos benefícios!!!

 

Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.

Posts Relacionados

2 Comentários
  • Posted at 15:35, 16 de outubro de 2017

    Olá boa tarde !
    Uma empresa que já tem ecf quando vai ser obrigatório o uso da nfc-e ?

Poste um comentário

Comentário
Nome
Email
Website