Controle de Estoque: As vantagens de automatizar esse processo!

Controle de Estoque: As vantagens de automatizar esse processo!

Controle de Estoque: As vantagens de automatizar esse processo!

O controle de estoque é uma das atribuições mais importantes de qualquer empreendimento. Mas para que a eficiência e a rentabilidade sejam as melhores possíveis, a tecnologia se transformou em uma aliada inseparável. Sim, ainda há quem faça este tipo de gestão de maneira manual, seja na planilha ou mesmo no papel! O que parece ser uma fonte de economia, na verdade, é uma perda de maiores oportunidades de lucro. E mais do que isso: o risco iminente de um prejuízo irreversível.

Falhas Humanas

Falhas humanas acontecem, e mesmo as mais simples podem induzir erros que viram uma bola de neve, como deixar de repor um artigo que está em falta ou adquirir produtos com baixa saída. Para que o seu negócio não seja comprometido, o controle de estoque automatizado é uma alternativa simples e prática para otimizar a gestão dos recursos e, não menos importante, aumentar os lucros.

Conheça as vantagens de um sistema automatizado de controle de estoque!

Agilidade nos processos

As informações de entrada e saída de produtos possuem mais assertividade com o checklist no sistema, além do registro de muitas informações de maneira automática.

Há ainda um outro ganho: preencher informações em planilhas e papéis é perda de tempo, e como sabemos, tempo é dinheiro. Sem essas obrigações na rotina, os colaboradores podem focar em ações mais estratégicas, o chamado core business (parte central) de um negócio.

Redução de gastos desnecessários

O gestor precisa ter ciência dos produtos disponíveis no estoque e da quantidade de cada um. Este é um erro muito comum ao fazer um controle manual: comprar mais do que o necessário.

Todo estoque precisa ter uma quantidade mínima e máxima de armazenamento, e com essas informações na palma da mão, os pedidos com os fornecedores tornam-se simples e você evita gastar mais do que deve.

Prevenção de erros

Sabe aquele produto que entrou ou saiu da sua empresa, mas o seu colaborador esperou para dar baixa depois e acabou esquecendo? Este é o tipo de erro incompatível com um sistema automatizado de controle de estoque, onde a movimentação é registrada no ato da operação.

O auxílio de um sistema ainda evita outros equívocos comuns neste tipo de rotina, como perder produtos por conta do seu prazo de validade.

Controle em tempo real

Informações como entrada e saída de produtos, itens de estoque, estoque mínimo e máximo e prazo de validade são atualizadas em tempo real e organizadas de forma centralizada, facilitando a tomada de decisão do gestor.

Essa velocidade de subsídios para saber como agir é fundamental, independentemente de ser uma pequena ou grande empresa. Além do mais, as informações podem ser acessadas até mesmo por smartphones.

Relatórios atualizados

Além da praticidade das informações, o gestor ainda é municiado de relatórios que permitem não apenas saber onde fazer melhorias, mas que também oferecem informações substanciais para lidar com fornecedores e investidores. Assim, sua empresa certamente não perderá nenhuma oportunidade de venda por não ter determinado produto disponível no estoque.

Gostou das dicas? Clique aqui para conferir mais artigos sobre gestão de estoque!

Sem cometários

Poste um comentário

Comentário
Nome
Email
Website