Fique Atento! Novo prazo para cancelamento de NFC-e

Fique Atento! Novo prazo para cancelamento de NFC-e

O que é NFC-e?

A Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor, modelo 65 (NFC-e), também conhecida como Cupom Fiscal Eletrônico foi criada em dezembro de 2016 para substituir o antigo Cupom Fiscal que era emitido pelas máquinas chamadas ECF, que ainda existe em alguns estados e alguns tipos de estabelecimentos, porém em processo de extinção.

A NFC-e surgiu com base na Nota fiscal eletrônica, modelo 55 e ambas tem funcionamento parecido. Elas são enviada instantaneamente e digitalmente para a SEFAZ (Secretaria de Fazenda) do Estado onde a operação está acontecendo e o Fisco passa a ter conhecimento das operações em tempo real.

 

E quando ocorre um erro?

Existem erros que possam ser corrigidos, conheça eles aqui e saiba como resolver.

Para os erros que não tem como ser corrigidos e necessita que seja realizado o cancelamento da nota, temos a opção de realizar o cancelamento em um prazo de 30 minutos, esse prazo era de 24 horas e foi reduzido drasticamente pela nova norma.

Veja o que diz a norma (Ajuste SINIEF 07/2018) :

“Cláusula décima quinta: O emitente poderá solicitar o cancelamento da NFC-e, desde que não tenha havido a saída da mercadoria, em prazo não superior a 30 minutos, podendo ser reduzido a critério de cada unidade federada, contado do momento em que foi concedida a Autorização de Uso da NFC-e, de que trata o inciso I da cláusula oitava.”

 

E na prática, o que ocorre?

Na prática, antes uma NFC-e tinha 24 horas para ser cancelada, agora com o novo prazo caiu para apenas meia hora.

 

Essa norma vale para o país inteiro?

Sim, a norma do SINIEF tem alcance nacional, cabendo a cada estado fazer a regulamentação.

 

Quando o prazo reduzido começa a valer?

A partir de 01 de outubro de 2018.

 

O que fazer quando o prazo de cancelamento for ultrapassado?

Se o tempo de emissão ultrapassar o limite de 30 minutos, a empresa terá que emitir uma NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) em nome do cliente como operação de “entrada” da mercadoria e assim a mercadoria voltaria para o estoque para que seja realizada a correta emissão da NFC-e.

 

O que muda no meu sistema?

Para você operador, basta obedecer o prazo, normalmente os procedimentos dentro dos sistemas continua os mesmos, mas converse com o fornecedor do seu sistema e questione-o sobre o ajuste à esta norma.

 

Ainda tem dúvidas?

Nós da INNET Soluções temos o objetivo ajudar empreendedores a terem sucesso em seus negócios, entre em contato que teremos o prazer de ajuda-lo.

Quero falar com um Consultor!

 

 

Posts Relacionados

Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.

Sem cometários

Poste um comentário

Comentário
Nome
Email
Website