O que é o Sintegra?

INNET Soluções > O que é?  > O que é o Sintegra?

O que é o Sintegra?

Você sabia que o Sintegra é considerado um “arquivo magnético”? Isso nada mais é que o Sintegra é um arquivo digital. Ele e outros arquivos obrigatórios pelo fisco, como o SPED, são do mesmo tipo, pois são gerados através de um sistema computacional de processamento de informações e armazenados/enviados de forma digital.

O Sintegra tem a função de informar a secretaria da fazenda (SEFAZ), todas as movimentações de entradas de notas fiscais e saída de notas fiscais da sua empresa, ele é o responsável por informar ao governo se você está ou não cumprindo com as obrigações legais de sua empresa.

sintegra

Quais dados vão no arquivo Sintegra?

No arquivo Sintegra vão às informações de Notas fiscais de entrada, Notas fiscais de saída e uma vez por ano, no Sintegra de Dezembro, são enviados os dados referentes aos estoques dos produtos, esses dados são enviados no formato de texto, possível de ser lido com um programa de bloco de notas.

Por quem e quando deve ser enviado o Sintegra?

O arquivo do Sintegra deve ser enviado por todas as empresas que utilizam um software que processa informações de dados e as armazena, criando informação digital que são armazenadas em um banco de dados.

O arquivo do Sintegra deve ser enviado mensalmente para a secretaria da fazenda através do TED, até o último dia do mês subsequente às operações, caso não seja enviado dentro desse prazo, o mesmo deverá ser enviado de forma retroativa, lembrando, que o envio retroativo é passível de multas. Quando casos assim ocorrerem sempre peça informações ao contador responsável por sua empresa antes de tomar qualquer decisão.

 

Softwares que auxiliam o envio do arquivo Sintegra

Assim como o software que a empresa usa para o armazenamento de informações e gerar o arquivo Sintegra, existem alguns softwares que são disponibilizados pelo próprio site da secretaria da fazenda (SEFAZ), trazendo mais segurança através de suas funções, sendo dois deles o Validador Sintegra e o TED (Transmissão eletrônica de documento).

 

Validador Sintegra

Para que o arquivo Sintegra seja enviado de forma correta, sem qualquer tipo de erros, é necessário usar essa ferramenta que auxilia o usuário na correção do arquivo. O validador faz uma análise dos dados informados no arquivo gerado pelo sistema como: CFOP, Registros de entradas e saídas e os valores que compõem cada um deles, de acordo com os padrões de exigência do estado, caso haja qualquer tipo de divergências, o validador informara para que seja feito uma correção desse arquivo. O validador informa erros e alertas, erros são obrigatórios à correção e alertas são apenas avisos que podem ser enviados mesmo aparecendo.

 

Registros que podem ser analisados através do validador Sintegra

O validador Sintegra faz uma leitura no arquivo Sintegra mostrando ao usuário várias informações como os valores separados por CFOP que no decorrer do mês existem os procedimentos de entradas e saídas de notas fiscais onde cada nota tem um ou mais CFOPs, nesse caso, o validador faz uma separação de todos os CFOPs usados, listando-os por cada valor lançado. Ele também nos mostra os tipos de registros que foram gerados nas movimentações decorrentes ao mês ex.: Registro 50 este registro contém informações de totalização do documento fiscal de entrada e saída, para que assim, o usuário, através do livro fiscal da contabilidade faça uma análise antes de transmitir o arquivo.

 

Erros ao passar pelo validador Sintegra

O validador Sintegra exibe erros de layout de arquivo, onde informação são inseridas de forma errada e a estrutura do arquivo não fica correto e gera erros.

Outro tipo de erro é o de consistência e veracidade de informações, como por exemplo o arquivo gerado está aprovado pelo validador, ao analisar os valores os mesmos não baterem com a realidade.

 

TED (Transmissão Eletrônica de Documentos)

O TED é o responsável por enviar a mídia para o SEFAZ, ele faz a transferência dos dados após toda conferência. O usuário deverá informar nesse software o e-mail do responsável de envio e qual o Estado que se refere. É de suma importância mostrar ao contador o arquivo após ser validado antes de transmiti-lo, pois, o mesmo fará uma análise e dará a informação de que o arquivo estará tudo certo, após enviar basta somente imprimir o comprovante de envio.

Ted

Conclusão

O Sintegra é um arquivo que mostra informações essenciais da empresa para o fisco e essas informações devem ser analisadas com muita calma para não irem com erros e gerarem problemas futuros.

 

 

Escrito por:

Ricardo Deoclécio (Linhares-ES, 02 de Junho de 1993) Analista de sistemas na empresa INNET soluções com experiência na área Fiscal e Informática a 08 anos com cursos específicos na área e estudante de Sistemas de Informação na faculdade Pitágoras de Linhares.

Sem cometários

Poste um comentário

Comentário
Nome
Email
Website