Os perigos de uma precificação de produtos errada

Os perigos de uma precificação de produtos errada

Os perigos de uma precificação de produtos errada

Independentemente de qual seja o produto que a sua empresa venda, é fundamental que um fator seja alinhado com o seu planejamento e estratégia. Estamos falando da precificação e ela deve ser, acima de tudo, vista com a importância que tem. E assim como a escolha do valor certo pode contribuir para estimular a compra do consumidor, a errada pode trazer sérios prejuízos. Mas como a precificação pode gerar tantos efeitos para um negócio?

Para começar, devemos ter em mente que é fundamental identificar qual o melhor valor para se destacar em diversos pontos no negócio, como atratividade, competitividade e lucratividade. E não compreender a importância de se estipular o preço correto pode causar muitos prejuízos. Confira agora 5 problemas causados pela precificação de produtos errada.

1 Não valoriza o produto no mercado

Uma das formas que um produto é valorizado no mercado é através do valor com que é observado pelo consumidor. Definir um preço muito abaixo do mercado prejudica seriamente a visão do cliente em relação ao produto.

2 Atrapalha o desenvolvimento das tarefas operacionais

Como a precificação está errada, não é considerado o valor dos custos operacionais. Além de ser justo, o preço deve possibilitar que a pessoa tenha lucro. Não pensar nos custos operacionais na hora de desenvolver um preço pode causar prejuízos no dia a dia da empresa.

3 Prejuízo na hora de pagar impostos

Todos nós sabemos que todo produto ou serviço possui impostos embutidos. Quando pensamos nisso, devemos levar em consideração que o preço cobrado pelo produto deve levar em consideração os impostos presentes. Invista tempo para estudar os regimes de impostos nos quais a empresa está inserida. Isso já facilita os seus conhecimentos na hora de estabelecer um preço.

4 Não atingir seus objetivos por se basear no preço do concorrente

Muitos empreendedores iniciantes não conseguem atingir suas metas e objetivos por se basear no preço que o concorrente estipula. Isso é errado, pois você acaba desconsiderando todo o custo que o seu negócio possui. Além disso, você pode acabar se afastando dos seus resultados ao se igualar ao concorrente.

5 Alterar o preço sem alterar a estratégia: fracasso na certa

Este é outro motivo que torna a precificação de produtos errada tão prejudicial ao negócio. Sem uma estratégia acompanhando essa decisão, é fato que o consumidor pode não absorver de forma correta esta mudança.

Não existe mistério na hora de desenvolver a sua estratégia de precificação. E isso deve ser realizado de forma estudada, levando em consideração diversos pontos para que não haja problemas. Caso a sua empresa esteja passando por uma fase de reestruturação, vale a pena avaliar outras questões para agregar valor em relação ao planejamento e estratégia a serem desenvolvidos. Isso pode melhorar muito as suas vendas e sua relevância no mercado.

Inclusive, se você quer aumentar as suas vendas, leia Por que muitos lojistas não usam o WhatsApp para vender e 4 dicas de como aumentar as vendas.

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