10 dicas para vender pelo Whatsapp

10 dicas para vender pelo Whatsapp

10 dicas para vender pelo Whatsapp

O WhatsApp, segundo dados do próprio aplicativo, possui mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Sim, isto significa que quase 60% da população brasileira faz uso da plataforma para trocar mensagens com frequência. No mundo, o WhatsApp supera a casa de 1 bilhão de pessoas.

Estes números possuem um significado especial para as empresas: obviamente, o seu público-alvo está todo lá. E se você não utiliza o WhatsApp para impulsionar as vendas do seu negócio, você simplesmente está perdendo dinheiro.

Portanto, se você ainda não aproveita essa ótima ferramenta de bate-papo para fazer negócios, nós vamos dar 10 dicas de como vender pelo WhatsApp de forma eficaz. Confira:

Prepare o seu WhatsApp para vendas

Para dar um tom profissional ao seu WhatsApp, uma boa dica é utilizar o WhatsApp Business, que nada mais é do que uma versão do aplicativo voltada para empresas.

O WhatsApp Business possui funcionalidades que a versão comum não tem, como a possibilidade de configurar respostas rápidas, preenchimento de perfil (endereço, site, e-mail), métricas, entre outras possibilidades que tornarão a sua atividade muito mais produtiva.

Divulgue o seu número nas redes sociais

Se você já tem um trabalho consolidado nas redes sociais, aproveite este alcance para divulgar o seu WhatsApp, crie seu link personalizado para facilitar o contato com você, divulgue periodicamente e esteja devidamente preparado para atender cada demanda.

Não misture pessoal com profissional

Está usando o seu número pessoal como o número da empresa? Pode esquecer. Parece a solução mais fácil, porém um número exclusivo com uma identidade própria transmitirá muito mais credibilidade. Não se preocupe se seu cliente entrar em contato quando você não estiver no seu horário de trabalho, instale um app que irá avisa-lo automaticamente que assim que você estiver trabalhando irá retornar o contato.

Autorização dos clientes

Está construindo sua lista de contatos para vender no WhatsApp? Certifique-se de que o seu cliente o autorizou a enviar mensagens! Caso contrário, você pode inclusive sofrer um processo, ser exposto nas redes sociais ou perder seu número de whatsapp por denúncias de spam. Whatsapp é bem rigoroso quanto a isso, então recomendo fortemente que peça autorização para seus clientes.

Não compre listas

Está relacionada ao tópico anterior. Parece tentador conquistar muitos números de uma só vez, mas esqueça essa possibilidade. Além dos problemas supracitados, a taxa de conversão é mínima.

Recompensa digital

Ao oferecer um material atrativo ao seu cliente (e-book, vídeo, etc.), condicione o seu acesso ao preenchimento de um formulário. Assim, você pode capturar o seu WhatsApp e insira ele no seu funil de vendas.

Utilize listas de transmissão

Na hora de divulgar suas mensagens, jamais crie grupos abertos para dialogo com pessoas que não se conhecem. Dê preferência para as listas de transmissão ou, melhor ainda, contato individual, mas sempre pense em formas que você possa enviar uma única mensagem de maneira rápida para vários contatos. Nesse artigo damos algumas dicas de como vender mais usando whatsapp.

Não seja invasivo

Cuidado com a quantidade de mensagens enviadas por pessoa. Clientes não toleram que as empresas sejam invasivas e se começarem a te denunciarem como spam rapidamente o whatsapp irá cancelar seu número.

Ofereça conteúdo

Não faça apenas propaganda. Seja um “amigo” do consumidor e também ofereça conteúdo. Se você trabalha com roupas, que tal oferecer dicas para combinar roupas femininas, por exemplo? Fuja da caixinha!

Funil de vendas

Cada cliente possui um estágio de compra diferente, portanto, pode não ser muito inteligente enviar a mesma mensagem para todos eles. Crie um cronograma de mensagens de acordo com cada etapa do seu funil de vendas.

Gostou das dicas? Clique aqui e confira mais artigos no nosso blog!

Sem cometários

Poste um comentário

Comentário
Nome
Email
Website