4 métodos para calcular sua margem de lucro precisamente

4 métodos para calcular sua margem de lucro precisamente

4 métodos para calcular sua margem de lucro precisamente

A principal aplicação para medir como anda a saúde financeira de uma empresa é o cálculo da margem de lucro. Este indicador aponta o quanto de ganho, em valores percentuais, é obtido a partir das atividades realizadas, no caso, na venda dos produtos. De uma maneira direta é a porcentagem que mede o quanto uma empresa ganha em cima de suas vendas.

Existem diferentes métodos de calcular a margem de lucro de forma precisa e segura. Eles podem englobar a margem bruta ou líquida, ser aplicado a um determinado produto ou todo um conjunto. Portanto, vamos conhecer 4 aplicações de cálculos.

Cálculo da margem bruta

A fórmula utilizada para calcular a margem de lucros bruta é:

MB = (lucro bruto/receita operacional liquida) x 100%

A partir da divisão entre a receita operacional líquida e o lucro bruto, obtém-se um resultado que deve ser multiplicado por 100%. O cálculo da margem bruta é essencial para conhecer a rentabilidade das vendas, depois de passadas as deduções de vendas e do custo dos produtos vendidos.

Cálculo da margem líquida

A exemplificação do cálculo da margem líquida é expressa em:

ML = (lucro líquido/receita total) x 100%

Assim, primeiro realiza a divisão entre o valor do lucro líquido pela receita total. Depois, como foi anteriormente, multiplica por 100%. Por meio desse cálculo o gestor da empresa compreende o quanto de lucro o empreendimento realmente concretiza para cada real que entra no caixa como receita. O que de fato é lucro, é vantagem, sem outras demandas.

Fórmula baseada no lucro

Uma fórmula mais elaborada, mas igualmente eficiente, para chegar ao valor certo da margem de lucro é:

100% Preço de venda = Custo inicial + Percentual das despesas fixas + Percentual de lucro desejado

Esta quer dizer sobre conseguir determinar o preço de venda de um produto tendo como base o lucro desejado, porém levando em consideração os custos. Portanto, será acrescentado um determinado valor sobre o custo do produto com o objetivo de encontrar primeiro uma quantia mínima para o número final.

Markup

Esse método de cálculo está relacionado aos custos que estão envolvidos em todas as fases de produção, estocagem, venda e transporte de um produto, uma vez que todo esse processo demanda gastos. Por isso o seu objetivo está em determinar um preço que abarque todas as despesas, porém sem comprometer o lucro.

A fórmula está afixada assim:

Markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)]

As siglas são compreendidas como: DV = percentual das despesas variáveis; DF = percentual das despesas fixas; e LP = percentual do lucro desejado.

Esses percentuais são agregados a cada unidade de produto ou de serviço oferecido. Esse cálculo não diz respeito exatamente à margem de lucro, mas oferece uma estimativa que é muito adequada ao negócio. Juntar todas elas compõem o preço final, trazendo a exatidão do lucro.

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