4 Passos para começar a vender pelo Whatsapp

4 Passos para começar a vender pelo Whatsapp

4 Passos para começar a vender pelo Whatsapp

Nos últimos anos, com a popularização das redes sociais e o aumento no seu uso, diversas empresas passaram a investir em estratégias para aumentar suas vendas por meio delas.

O marketing digital também se popularizou muito por conta disso, o termo que significa o planejamento de diversas estratégias que tem como finalidade atrair, tornar a marca uma referência no mercado, aumentar o número de clientes e vendas e outras tantas possibilidades, mas este não é o foco deste artigo.

O WhatsApp é um aplicativo muito prático e usado para comunicação entre as pessoas. Suas funcionalidades permitem o envio de imagens, vídeos, áudios e várias outras opções. Justamente por ser muito usado por tantos usuários, o WhatsApp também passou a ser incorporado junto a estratégias de marketing de empresas.

Em janeiro de 2018, o WhatsApp lançou o WhatsApp Business, sendo essa uma versão do aplicativo voltada para o público de empresas e corporações. As suas possibilidades são muitas, já que facilitaram a comunicação entre empresas e seus públicos.

Neste artigo nós daremos algumas dicas que poderão te ajudar a aumentar as vendas da sua empresa por meio desse aplicativo que segundo dados, em 70% dos celulares de brasileiros, vale a pena a leitura!

1. Quem é o seu público?

Antes de começar a usar o WhatsApp Business, você deve mentalizar uma pergunta bem importante: quem é o meu público-alvo? Essa questão parece simples, e é um dos pontos centrais das vendas.

Só depois de conhecer o seu público, por meio de formulários e análise do público que compra seus produtos ou serviços, é que você poderá definir se o WhatsApp será uma ferramenta efetiva para vendas da sua empresa. Se sim, ótimo! Você vai precisar definir a linguagem que vai usar e os serviços que irá oferecer por meio do aplicativo.

2. Listas de transmissão:

Uma das funcionalidades do WhatsApp que as empresas estão utilizando muito é a lista de transmissão. Além de possibilitar a venda, com ela é possível fortalecer o relacionamento com o cliente constantemente, o que é ótimo para a empresa e isso tudo de maneira personalizada.

Essa funcionalidade é melhor do que a prática que muitas empresas fazem que é a de criar grandes grupos para a divulgação dos seus produtos ou serviços. Muitas pessoas encaram essa estratégia como invasiva e acabam saindo dos grupos e marcando aquela empresa como indesejável, afinal, ninguém gosta de ser perturbado.

Com a lista de transmissão você poderá enviar a mesma mensagem para cada contato de forma separada, o que aproxima e individualiza o contato.

Antes de enviar as mensagens, contudo, pergunte ao seu cliente se ele está disposto a receber ofertas e novidades, pois somente se tiver o seu número cadastrado no telefone dele pertimitirá que você envie a mensagem, caso contrário ele não receberá. Se a sua empresa mandar diversas mensagens sem a autorização do cliente isso vai acabar o afastando ao invés de aproximar.

Você pode ainda classificar as suas listas de transmissão por assuntos e interesses, o que também facilita o envio personalizado. O WhatsApp também é um importante canal para que o cliente tire dúvidas e deixe isso claro, se coloque a disposição para esclarecimentos e sugestões.

3. Alternativa para a Lista de transmissão

Existem ferramentas de envio de mensagens em massa, apesar de não permitido oficialmente pelo whatsapp elas reproduzem a ação humana de enviar mensagem por mensagem para cada número e isso contorna alguns bloqueios que a lista de transmissão possui, como por exemplo o fato de alguem só receber sua mensagem se tiver seu número. Todos os cuidados necessário para não ser bloqueado ou importunar seu cliente devem ser tomamos, pois se quem receber sua mensagem, marcar como spam, o whatsapp irá bloquear seu número.

Uma dessas ferramentas é o INNET Whatsapp Marketing, acesse e conheça como ela pode te ajudar a vender mais.

4. O que mandar nos conteúdos das mensagens?

Compartilhe dicas e novidades de uma maneira despretensiosa, que pareça uma conversa de fato e não uma simples propaganda. Por isso é fundamental conhecer o seu público.

Usar alguns gatilhos mentais como o da urgência e da escassez pode ser feitas, mas como já explicamos, de maneira sútil. Você pode enviar imagens com informações de serviços e produtos, mas não se esqueça de adicionar textos, já que muitos usuários não abrem as imagens que recebem.

Quando usado da maneira certa, o WhatsApp pode ser um grande parceiro no aumento das suas vendas.

Continue a leitura no nosso blog com dicas e tendências do mundo dos negócios!

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