5 passos para alcançar a estabilidade financeira na sua Fábrica e loja de roupas

5 passos para alcançar a estabilidade financeira na sua Fábrica e loja de roupas

5 passos para alcançar a estabilidade financeira na sua Fábrica e loja de roupas

O aspecto financeiro é sempre o principal desafio da indústria, comércio e varejo. Com as fábricas e lojas de roupa não é diferente, visto que é o volume de entradas e saídas que determina o sucesso das finanças empresariais. Assim, conhecer os passos para alcançar a estabilidade financeira deve ser um objetivo de empresários do setor de confecções.

Afinal, quem não quer manter as contas em dia e saber em qual situação está o seu negócio? Pensando nisso que trazemos um artigo completo abordando os 5 passos para alcançar a estabilidade financeira na sua fábrica e loja de roupas, de forma assertiva, autônoma e, principalmente, focada na inovação e crescimento da empresa.

1. Conheça sua situação financeira

O primeiro passo é identificar o estado financeiro da sua fábrica e loja de roupas, ou seja, todas as entradas e saídas (sem nenhuma exceção) devem ser inventariadas, permitindo que o negócio tenha uma visão total e espacial dos números corporativos.

Com esses dados é possível entender, já de começo, onde os gastos são excessivos e quais operações trazem mais lucros. Assim, pode-se diminuir o que é oneroso e investir no que dá resultado a partir da situação financeira atual. Mas, isso não é tudo.

2. Planeje-se periodicamente

Na sequência é necessário um planejamento. E isso só acontece quando você cumpre o passo anterior, visto que precisará dos indicadores financeiros para isso. Aqui, necessita-se criar metas e estipular objetivos para ficar no azul e agregar mais receitas.

Também, entenda o mercado de confecções. Conheça questões como sazonalidade, impacto da economia no setor, número de vendas em períodos, entre outros. Planejar é antecipar riscos, prever contratempos e encontrar oportunidades de mercado, o que gera estabilidade e escalabilidade financeira.

3. Tenha auxílio da tecnologia

Os passos anteriores podem ser um pouco difíceis de serem realizados de forma manual. Por isso, tenha auxílio da tecnologia, utilize-se de programas como sistemas de gestão ERP focadas no setor de confecção que centralizam as informações financeiras do seu negócio.

Mais que isso, um software do gênero permite que você controle todos os aspectos: insumos (como os tecidos que comercializa), estoque, logística, entre outros. Com a tecnologia, automatiza-se e centralizam-se processos de forma rápida, prática e com bom gerenciamento financeiro.

4. Caixa: retiradas e investimento do bolso

Aqui temos dois problemas que convergem em apenas um: a forma de gerenciamento do caixa. Em uma fábrica ou loja de roupas, cujo montante de capital de giro pode ser alto, deve-se evitar retirar o dinheiro para uso pessoal ou mesmo aportar dinheiro do bolso para pagar contas da empresa.

Isso cria dados irreais, dá “furo” no fluxo de caixa e ainda se torna um hábito que mina a estabilidade financeira. Por isso, deixe de lado o pessoal na gestão do negócio, estipule seu pró-labore e/ou salário e, caso invista com dinheiro pessoal, discrimine no seu sistema de gestão como uma despesa futura.

5. Faça análises

Com os quatro passos acima é possível chegar à última (e importantíssima) etapa: analise periodicamente os resultados da sua empresa de confecções. É por meio do olhar atento aos relatórios gerados pelo sistema de gestão que você entende a saúde financeira do negócio.

Perceba: este passo fecha um ciclo que deverá recomeçar no primeiro item que trouxemos. A estabilidade financeira empresarial é isto: a capacidade de os gestores entenderem e analisarem as contas corporativas de maneira periódica, diminuindo oscilações e conquistando cada vez mais mercado.

Quer saber mais? Nosso blog conta com dicas exclusivas como esta. Acesse: https://www.innetsolucoes.com.br/blog/