5 sinais que você precisa automatizar os processos na sua loja

5 sinais que você precisa automatizar os processos na sua loja

5 sinais que você precisa automatizar os processos na sua loja

Nos dias de hoje, você precisa estar muito mais antenado sobre as inovações que surgem no mundo dos negócios para atualizar sua loja e garantir diferencial competitivo no mercado.

O primeiro passo a tomar é identificar possíveis obstáculos que estão impedindo o negócio de progredir. Por vezes, o problema está em processos mal ajustados e desatualizados.

Acompanhe este artigo e conheça os 5 sinais que mostram que você precisa automatizar os processos na sua loja.

1. Não há controle do atendimento

Não é segredo para ninguém que prestar um bom atendimento é um dos fatores mais importantes para fidelizar seus clientes.

Se sua loja não possui um padrão de atendimento, há desencontro entre informações de preços, promoções e descontos e também não consegue suportar períodos de maior fluxo de pessoas. Algo precisa ser feito!

Quando você automatiza processos, todo o atendimento se tornam mais prático e controlável, gerando menos fila e menos espera.

Você melhora a experiência do cliente na compra, pode atender mais pessoas em menos tempo e com menor índice de erro, sem deixar de lado a exclusividade que cada um merece.

2. Não há controle sobre tempo e recursos

Você percebe que seus funcionários perdem tempo com atividades repetitivas e monótonas, seu estoque não é funcional e os equipamentos disponibilizados são utilizados indevidamente.

O conjunto dessas deficiências causam desperdícios que podem impactar diretamente na capacidade de sobrevivência da sua loja.

Ao automatizar processos, você economiza tempo, aumenta a produtividade, aproveita melhor os recursos, tanto materiais, quanto humanos e tem maior controle sobre as tarefas executadas.

Da mesma forma, você estará reduzindo custos empresariais e, consequentemente, tornando o negócio mais rentável.

3. Não há controle sobre as finanças

Entra mês, sai mês e o desafio de obter lucro persiste. Não há controle sobre as vendas realizadas e por esse motivo o fluxo de caixa não expressa a realidade.

Não é raro existir meses em que você nota que suas despesas foram maiores do que os recebimentos, resultando em prejuízo.

Automatizar os processos financeiros requer a integração dessa área com vendas e estoque. Somente dessa maneira você terá o real controle das finanças e evitará prejuízos.

4. Informações insuficientes

Você não sabe exatamente o quanto vendeu no mês, não tem muita noção sobre o perfil de seus clientes e o que mais eles compram em sua loja.

E quando precisa de algum dado específico, tem dificuldade em buscar, devido à falta de um processo automatizado que padronize essa ação.

A falta de informações sobre o desempenho de sua loja é um dos sinais de que você precisa automatizar os processos internos urgentemente.

5. Decisões pouco assertivas

Esse último item está diretamente relacionado ao anterior. Sem informações precisas e completas, as decisões importantes para sua loja estarão baseadas em achismos e suposições.

Esse fato coloca sua empresa sob uma gestão amadora e pouco efetiva, incapaz de antever situações e aproveitar oportunidades. Automatizar processos de armazenamento e utilização inteligente de informações pode ser um dos segredos para o sucesso.

Contar com um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) em sua loja é a maneira mais vantajosa de automatizar processos de negócios que têm apresentado os sinais mencionados no texto.

Esse conteúdo foi útil para você? Leia também sobre os benefícios de ter um software personalizado para o seu negócio.