A Importância da Curva ABC na loja de roupas

A Importância da Curva ABC na loja de roupas

A Importância da Curva ABC na loja de roupas

Fazer a gestão de uma loja de roupas não é tarefa fácil, principalmente se você não tem experiência no segmento ou ferramentas para fazer a parte logística do negócio. Uma das técnicas utilizadas por lojistas e empresários para facilitar a parte administrativa é a chamada curva ABC, e neste artigo vamos detalhar as características e a importância dela para a sua loja de roupas.

Apesar de o Brasil ser considerado um país de empreendedores, muitas pessoas abrem seu negócio sem saber estruturar bem o fluxo de caixa da loja, estatísticas de preços de fornecedores e controle de estoque, por exemplo.

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Ter um sistema de gestão ou uma técnica que ajude a controlar estes dados pode ser crucial no sucesso de uma empresa e este é o caso da curva ABC. Entenda mais sobre ela.

O que é curva ABC?

A curva ABC é uma técnica utilizada para realizar o controle e a organização de estoque de uma loja, empresa ou indústria. O objetivo dela é catalogar os produtos que fazem parte do estoque de acordo com o preço de custo de cada um ou do preço de venda.

A partir dessa classificação, a curva ABC consegue estabelecer um ranking de importância dos produtos de estoque, ou seja, é possível identificar qual produto traz mais retorno para a sua loja e qual é aquele que não gera tanto impacto nas vendas. Produtos que trazem maior retorno são classificados na curva A, os de retorno mediano na curva B, e os de baixo retorno na curva C.

Produtos da curva A (maior importância): 20% dos itens que equivalem a 80% das vendas.

Produtos da curva B (média importância): 30% dos itens que equivalem a 15% da sua receita.

Produtos da curva C (baixa importância): 50% dos itens que equivalem a 5% do faturamento.

Por que a curva ABC é importante para uma loja de roupa?

Utilizar a curva ABC para fazer o controle do estoque de uma loja de roupa garante que o lojista dê prioridade às peças com maior saída, ou seja, que geram maior faturamento para o seu negócio.

Essa técnica faz com que gastos desnecessários sejam evitados, como a compra de produtos que não serão vendidos facilmente e consequentemente não irão recuperar o capital investido com rapidez.

Muitas lojas de roupas fazem promoções para aumentar suas vendas e para equilibrar o estoque que pode estar com excesso de peças classificadas na curva B ou C.

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Assim como o excesso de peças de roupas que são menos vendidas pode prejudicar seu faturamento, a falta de produtos que tem uma alta procura pelos clientes faz com que o lojista perca oportunidades de venda, e este é mais um caso em que a curva ABC se mostra tão importante.

Apesar de poder ser feita manualmente, hoje em dia existem softwares de gestão capazes de fazer a análise da curva ABC da sua loja e também outras ações ligadas à organização do seu negócio de maneira completa, gerando relatórios e trazendo mais segurança para a sua empresa.

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