A importância da logística e a boa escolha dos fornecedores no mercado têxtil
A logística e a boa escolha dos fornecedores no mercado têxtil estão diretamente ligadas ao sucesso de uma loja. Neste artigo, você conhecerá a importância de se ter um olhar estratégico nessas questões.
Confira!
Pontos fundamentais do planejamento logístico
Estrutura de armazenagem
Os produtos da área têxtil possuem diversos tamanhos, formatos e cores. Por isso, é fundamental possuir um local que se adeque ao tamanho do seu estoque e da rotatividade dos produtos. A melhor opção é fazer um balanço dos últimos meses para chegar à estrutura ideal.
Cadastro e controle
O cadastramento de itens do depósito irá facilitar o controle, e evitará diversos problemas, como erro no atendimento de pedidos, redução na acuracidade do inventário e furos no estoque.
Na indústria têxtil, o mesmo item pode existir nos mais variados tamanhos e cores. O registro de cada item irá facilitar a organização, o endereçamento e o controle, além da conferência do produto antes de enviá-lo ao cliente.
Entregas
Um dos maiores desafios nas entregas é fazer um planejamento que seja eficaz, rápido, que não gere altos custos e aumente o preço de frete. Se a velocidade é importante, é preciso contar com um planejamento que aposte na dinâmica adequada.
Por exemplo, tenha opções variadas de transportadoras para te permitir montar um planejamento de acordo com as rotas e custos para cada tipo de entrega.
Equilíbrio do estoque
Manter o equilíbrio entre o que sai e o que entra, é a melhor maneira de manter o estoque abastecido, sem custos desnecessários.
Na indústria têxtil, ainda temos a característica da alta rotatividade devido à moda. Na medida em que a estação muda, todo o estoque pode ser mudado.
Para realizar um planejamento adequado, é preciso ter uma análise acurada sobre o histórico de anos anteriores, previsão de demanda e análise de relatórios de giro de estoque.
Encontrando bons fornecedores
Pesquisa prévia
A primeira pesquisa em busca de fornecedores adequados gira em torno dos pontos principais para seu negócio:
– Preço;
– Reputação;
– Tamanho e estrutura;
– Capacidade de abastecimento;
– Suporte pós-venda;
– Políticas internas;
– Capacidade de negociação.
Investigar cada um desses itens, pode levar um tempo, mas é necessário. O preço não deve ser o único fator para a escolha. Afinal, você quer também entregar o melhor serviço e produto para o cliente.
Relação
O investimento na relação com os fornecedores é de suma importância. É preciso estar aberto, ser claro, direto e, principalmente, transparente. Essas relações se tornam sólidas com o tempo, e você só terá benefícios nas compras futuras. O objetivo é ir além de uma relação de negócios, e criar uma parceria.
Eventos do setor
Em eventos da área, você poderá conhecer novas parcerias e profissionais que, de alguma forma, podem ajudar seu negócio. Além de poder encontrar novos fornecedores que darão mais custo-benefício, você estará por dentro das novidades que podem melhorar sua empresa.
Ser um bom pagador
Assim como queremos clientes bons pagadores, também precisamos ser. Por isso, o equilíbrio das contas é fundamental, e uma abordagem que unifique o estoque com a contabilidade irá aumentar sua reputação no mercado.
Para isso, você pode contar com um bom ERP, um software de gestão de lojas que facilita a união dos departamentos, entre tantos outros benefícios. Acesse nosso site e não deixe de conhecer.
Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.