A importância da logística e a boa escolha dos fornecedores no mercado têxtil

A importância da logística e a boa escolha dos fornecedores no mercado têxtil

A importância da logística e a boa escolha dos fornecedores no mercado têxtil

A logística e a boa escolha dos fornecedores no mercado têxtil estão diretamente ligadas ao sucesso de uma loja. Neste artigo, você conhecerá a importância de se ter um olhar estratégico nessas questões.

Confira!

Pontos fundamentais do planejamento logístico

Estrutura de armazenagem

Os produtos da área têxtil possuem diversos tamanhos, formatos e cores. Por isso, é fundamental possuir um local que se adeque ao tamanho do seu estoque e da rotatividade dos produtos. A melhor opção é fazer um balanço dos últimos meses para chegar à estrutura ideal.

Cadastro e controle

O cadastramento de itens do depósito irá facilitar o controle, e evitará diversos problemas, como erro no atendimento de pedidos, redução na acuracidade do inventário e furos no estoque.

Na indústria têxtil, o mesmo item pode existir nos mais variados tamanhos e cores. O registro de cada item irá facilitar a organização, o endereçamento e o controle, além da conferência do produto antes de enviá-lo ao cliente.

Entregas

Um dos maiores desafios nas entregas é fazer um planejamento que seja eficaz, rápido, que não gere altos custos e aumente o preço de frete. Se a velocidade é importante, é preciso contar com um planejamento que aposte na dinâmica adequada.

Por exemplo, tenha opções variadas de transportadoras para te permitir montar um planejamento de acordo com as rotas e custos para cada tipo de entrega.

Equilíbrio do estoque

Manter o equilíbrio entre o que sai e o que entra, é a melhor maneira de manter o estoque abastecido, sem custos desnecessários.

Na indústria têxtil, ainda temos a característica da alta rotatividade devido à moda. Na medida em que a estação muda, todo o estoque pode ser mudado.

Para realizar um planejamento adequado, é preciso ter uma análise acurada sobre o histórico de anos anteriores, previsão de demanda e análise de relatórios de giro de estoque.

Encontrando bons fornecedores

Pesquisa prévia

A primeira pesquisa em busca de fornecedores adequados gira em torno dos pontos principais para seu negócio:

– Preço;

– Reputação;

– Tamanho e estrutura;

– Capacidade de abastecimento;

– Suporte pós-venda;

– Políticas internas;

– Capacidade de negociação.

Investigar cada um desses itens, pode levar um tempo, mas é necessário. O preço não deve ser o único fator para a escolha. Afinal, você quer também entregar o melhor serviço e produto para o cliente.

Relação

O investimento na relação com os fornecedores é de suma importância. É preciso estar aberto, ser claro, direto e, principalmente, transparente. Essas relações se tornam sólidas com o tempo, e você só terá benefícios nas compras futuras. O objetivo é ir além de uma relação de negócios, e criar uma parceria.

Eventos do setor

Em eventos da área, você poderá conhecer novas parcerias e profissionais que, de alguma forma, podem ajudar seu negócio. Além de poder encontrar novos fornecedores que darão mais custo-benefício, você estará por dentro das novidades que podem melhorar sua empresa.

Ser um bom pagador

Assim como queremos clientes bons pagadores, também precisamos ser. Por isso, o equilíbrio das contas é fundamental, e uma abordagem que unifique o estoque com a contabilidade irá aumentar sua reputação no mercado.

Para isso, você pode contar com um bom ERP, um software de gestão de lojas que facilita a união dos departamentos, entre tantos outros benefícios. Acesse nosso site e não deixe de conhecer.