Automatizando suas vendas pelo whatsapp
Desde o seu surgimento no mercado em 2009, o WhatsApp teve um crescimento extraordinário. No início do ano passado o aplicativo somava 1,5 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Este sucesso não passou despercebido pelas empresas, que abraçaram a solução. Algumas já estão até mesmo automatizando suas vendas pelo WhatsApp.
Contudo, ainda são relativamente poucos os negócios que investem nesta estratégia. O mais comum é que aproveitem este canal para a função de atendimento ao cliente. Se você quer descobrir as possibilidades de automação e vendas envolvendo o aplicativo, continue a leitura. Descreveremos os meios de implantar esta estratégia no mensageiro a seguir.
Automatizando suas vendas pelo WhatsApp: entenda como funciona este processo
Existem diversas formas de implantar vendas automatizadas no aplicativo. Desde o próprio WhatsApp Business, até serviços pagos que oferecem outros meios de tratar da questão. Independentemente do método escolhido é feita uma configuração que dispara respostas imediatas quando uma pessoa entra em contato. A mensagem automática pode ser enviada por um chatbot.
O “robô” conversa com o cliente sugerindo produtos e enviando links para que ele acesse a loja da empresa. Como o aplicativo não possui ainda recurso de pagamento, os contatos sempre devem ser redirecionados para a sua página. Na prática, a automação sempre depende de alguma ferramenta para ser colocada em ação. Descreveremos a seguir algumas delas.
Conheça as ferramentas que ajudam a automatizar as suas vendas
A versão para negócios do WhatsApp é uma das ferramentas que permitem automatizar as suas mensagens. Além de respostas de saudação e ausência, é possível configurar respostas rápidas. Estas podem ser voltadas para atendimento e vendas. As possibilidades, no entanto, são mais modestas. Para recursos elaborados é necessário utilizar apps de automação.
Eles possuem recursos que substituem quase por completo a interação manual. Uma pesquisa rápida vai revelar que existem inúmeras opções no mercado – algumas pagas e outras gratuitas. Sistemas de gestão que se integrem com o app também podem ser uma alternativa. Será através de uma destas três ferramentas que você estará automatizando suas vendas pelo WhatsApp.
Como utilizar os softwares e chatbots
Vejamos agora como é possível empregar a automação de vendas na prática. O aplicativo pode ser integrado às estratégias de vendas de uma das redes sociais onde a empresa está presente. Um perfil no Instagram, por exemplo, pode apresentar o número do seu WhatsApp para quem se interessar pelos produtos.
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A ligação será atendida pelo chatbot que direcionará o cliente para a compra. As lojas virtuais podem seguir um caminho ainda mais sofisticado, incluindo no próprio e-commerce o chatbot do aplicativo. Esta alternativa costuma gerar boas conversões ao tirar as principais dúvidas do consumidor a respeito dos produtos e serviços oferecidos.
Conclusão
Programar respostas automáticas e adicionar um chatbot ao aplicativo são tarefas relativamente simples. Dependem apenas da adoção de aplicativos e softwares para configurar a ação. Lembre-se também que este app serve com a mesma eficiência à relacionamento e vendas. Por isto, ambos os setores devem integrar-se a uma estratégia maior de marketing voltada para o mensageiro.
O fato é que cada vez mais empresas estarão automatizando suas vendas pelo WhatsApp, devido às vantagens que ele oferece. A sua organização quer aproveitar estes benefícios também? Para se aprofundar nas possibilidades do aplicativo, dê uma olhada em nosso artigo sobre como vender mais usando o WhatsApp.
Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.