Checklist para pequenas empresas: 11 coisas para fazer constantemente!

Checklist pequenas empresas

Checklist para pequenas empresas: 11 coisas para fazer constantemente!

1 . Verifique como está seu caixa

O dinheiro é o combustível para o seu negócio, você nunca pode estar correndo quase vazio. Comece o seu dia verificando a quantidade de dinheiro que você tem em mãos. Sabendo o quanto você espera receber e quanto você espera pagar durante a próxima semana / mês é importante, por isso, use a ferramenta de Fluxo de caixa .

 

2. Registrar transações

Faturamento de pedidos, recebimento de duplicatas, pagamento de fornecedores e toda transação ocorrida na empresa deve ser registrada.  Primeiro pelo fato de que só possuímos informações se as inserimos no software de controle. Embora podermos fazer a inserção de dados em um tabela de Excel e obter informações para tomada de decisão, um sistema como o Gerente irá facilitar muito mais o trabalho operacional.

 

3. Armazenar documentos

Mantenha cópias de todas as faturas enviadas e todos os recibos de pagamentos. Como sabemos toda conta tem um período que deve ser guardado esses documentos para posteriores comprovações, caso necessário. Por isso tenha pastas de arquivos de fornecedores, em ordem alfabética ou armazene por meses do ano, assim facilitará o acesso no momento que precisar. Mas nos tempos atuais isso é uma coisa muito primitiva, por isso, existem muitos softwares que permitem digitalizar recibos de papel e evitar arquivos físicos completamente, um deles é o software via nuvem.

 

4. Revisão de Contas a pagar de fornecedores

Toda empresa deve ter uma pasta “fornecedores que concedem descontos”. Mantenha um registro de cada um dos seus fornecedores que oferecem descontos para pagamento antecipado, você pode tirar vantagem se tiver dinheiro disponível.

 

5. Não deixe contas vencer

Controle as suas contas a pagar agendando pagamentos pelo internet banking e passe a apenas checar o saldo e providenciar os valores para cobrir os pagamentos. A menos que uma conta que não tiver saldo na data correta, o vencimento dela irá gerar outros custos e aí é só corrigir o lançamento. Faça isso e evite de esquecer e se preocupar diariamente com a operação de pagamento das contas.

Sem clientes, não haverá uma empresa. A responsabilidade de administrar um negócio inclui a oferta de um bom serviço ao cliente. Os clientes precisam de respostas para questões sobre produtos e sugestões sobre novos produtos…

 

6. Analise seu estoque

Se você tem estoque, reserve um tempo para reordenar produtos que vendem rapidamente e identificar outros que estão vendendo lentamente. Isso é uma prática muito comum em supermercados e seu negócio possui prateleiras, pode dar certo com você também.

 

7. Revisão Balanço do final do mês vs. Período Anterior

Ao comparar o seu balanço financeiro com o balanço realizado no mês anterior dará a você uma imagem de como você está gerenciando ativos e passivos. A chave é olhar para as receitas e despesas. Por exemplo, se suas receitas estão altas, é devido ao aumento das vendas recentes ou por causa de recebimentos atrasados de clientes?

 

8. Gestão de funcionários

Gerenciamento de funcionários vai ocupar muito do tempo de um gerente de empresa de pequeno porte. As empresas que não cumprem os direitos dos trabalhadores podem acabar em problemas legais. E muitas empresas deixam essa gestão para contadores terceirizados, como a Fantoni & Associados Contadores ltda, por exemplo, mas muitas vezes é necessário possuir controles internos para funcionar em paralelo com os controles feitos pela contabilidade e para isso usar software focados em aproveitamento de tempo como o sistema Gerente RH é o indicado.

 

9. Divulgue seu negócio

Cada negócio requer algum tipo de marketing, seja grandes investimentos ou pequenos investimentos. Quando os investimentos são pequenos pense em alocar um tempo para criar posts em sites de redes sociais ou se o orçamento permitir, compre publicidade no jornal, na rádio ou na TV. Algumas empresas contratam empresas de produção para a produção de anúncios publicitários. Pelo menos uma vez por trimestre, as equipes de negócios devem rever os seus planos de marketing atual.

 

10.Trabalhar com tecnologia

Gerentes e funcionários trabalham com tecnologias todos os dia, realizando tarefas para manter o negócio funcionando sem problemas. Por exemplo, conhecimentos de informática para criar e gerenciar planilhas e documentos de texto será necessário. Outras tecnologias – incluindo copiadoras, faxes e equipamentos de embalagem do produto – também pode ser usado. Algumas empresas utilizam telefones com ramal e e-mail para se comunicar com fornecedores e clientes. As tecnologias mudam a todo instante, o ideal é ter com quem contar caso você tenha dificuldades. Converse com seu suporte de informática, veja demonstração de novos sofftwares, pergunte a eles “o que há de novo?”, “O que posso melhorar na minha empresa com o menor custo?”.

 

11.Serviços ao cliente

Sem clientes, não haverá uma empresa. A responsabilidade de administrar um negócio inclui a oferta de um bom serviço ao cliente. Os clientes precisam de respostas para questões sobre produtos e sugestões sobre novos produtos. Seu produto pode ser o melhor do mundo, mas se não tiver a pessoa certa para assistir seu cliente para compra-lo, de nada adiantará. Revise se sua equipe de trabalho está entregando serviços satisfatórios aos seus clientes.

 

Conclusão

Dicas são essenciais para motivar e alertar sobre aquilo que muitas vezes nós sabemos, mas o dia-a-dia nos faz esquecer ou deixamos de lado por falta de tempo. Para mais dicas, não deixe de assinar nossa newsletter!!

 

Manual de rotinas financeiras

 

 

Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.

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