Com que frequência as empresas devem atualizar o layout do seu site?
O site da sua empresa é a sua principal forma de apresentação. Pense um pouco no comportamento do cliente atual. Qualquer pessoa, quando tem algum problema ou desejo, imediatamente recorre a internet para procurar a resposta. Quando comprar uma roupa, por exemplo, não necessariamente vai ao shopping, mas olha na internet procurando por melhores opções. Por isso, seu site, é seu maior cartão de visitas. Ao encontrar você como potencial resposta para o desejo, a sua página precisa apresentar bem o seu produto e a sua marca, o que significa que ele deve estar sempre atualizado.
Criando uma boa primeira impressão
Ter um site atualizado significa criar uma ótima primeira impressão com clientes que ainda não conhecem a sua marca. Um site moderno, com funcionalidades interessantes, mas sem exageros, reflete muito o status de uma empresa de qualidade. Além disso, é preciso que seu site seja responsivo. A maior parte dos acessos é feita por smartphone, portanto, o layout da sua página precisa ser adaptado para se encaixar bem nessas telas menores.
Acompanhando as tendências
Assim como em qualquer aspecto do mundo empresarial, o layout dos sites também passa por tendências. Por exemplo, o momento atual é mais focado em um design plano, substituindo os modelos 3D, mais detalhados, por algo mais simples, com ícones 2D que refletem a mesma ideia. O objetivo é deixar o site mais “limpo” e mais rápido.
É preciso também, que o site acompanhe a evolução da sua empresa. Se houve uma mudança no esquema de cores e no logo, a página precisa refletir isso, de modo a retratar a sua marca de uma maneira única em todas as formas.
Os números não mentem
Além desses aspectos mais subjetivos, existe uma questão objetiva que pode ajudar a determinar se está na hora de atualizar o layout do site. Os números e estatísticas dos seus visitantes podem dizer muito sobre o que está acontecendo. Se o número caiu, é importante ficar atento para tentar descobrir o motivo. Os visitantes passam pouco tempo no site? Pode ser que o layout seja pouco intuitivo, ou que seja difícil encontrar o que o cliente procura. As visitas no mobile não estão boas? É preciso ficar atento ao aspecto responsivo mencionado acima.
Experiência do usuário
Esse, porém, é o ponto mais importante de determinar se está na hora de atualizar o layout do seu site. O usuário tem uma boa experiência ao navegar por ele? Se coloque na posição dele. Pense que cada vez mais, o usuário quer encontrar o que procura de forma cada vez mais imediata. Pense na sua experiência própria. Ao navegar em algum site, se você não encontra o que procura, qual é a sua relação com a experiência? E com a marca? Mesmo uma barra de rolagem que não funcione bem pode ser o suficiente para arruinar a experiência do usuário no site.
Por isso, é preciso ficar atento a todas essas questões. Isso também quer dizer que não existe uma frequência exata com a qual você deve atualizar o layout do site da sua empresa. É claro que se ele não é atualizado há alguns anos é preciso dar uma repaginada e até mesmo um ano, já é bastante tempo. O ideal é acompanhar todas as características acima para entender quando é o momento de atualizar, para garantir que a sua página está perfeita.
Gostou do conteúdo? Quer conhecer mais dicas que vão ajudar a sua loja a vender ainda mais? Então fique atento aos textos do nosso blog!
Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.