Com que frequência as empresas devem atualizar o layout do seu site?

Com que frequência as empresas devem atualizar o layout do seu site?

Com que frequência as empresas devem atualizar o layout do seu site?

O site da sua empresa é a sua principal forma de apresentação. Pense um pouco no comportamento do cliente atual. Qualquer pessoa, quando tem algum problema ou desejo, imediatamente recorre a internet para procurar a resposta. Quando comprar uma roupa, por exemplo, não necessariamente vai ao shopping, mas olha na internet procurando por melhores opções. Por isso, seu site, é seu maior cartão de visitas. Ao encontrar você como potencial resposta para o desejo, a sua página precisa apresentar bem o seu produto e a sua marca, o que significa que ele deve estar sempre atualizado.

Criando uma boa primeira impressão

Ter um site atualizado significa criar uma ótima primeira impressão com clientes que ainda não conhecem a sua marca. Um site moderno, com funcionalidades interessantes, mas sem exageros, reflete muito o status de uma empresa de qualidade. Além disso, é preciso que seu site seja responsivo. A maior parte dos acessos é feita por smartphone, portanto, o layout da sua página precisa ser adaptado para se encaixar bem nessas telas menores.

Acompanhando as tendências

Assim como em qualquer aspecto do mundo empresarial, o layout dos sites também passa por tendências. Por exemplo, o momento atual é mais focado em um design plano, substituindo os modelos 3D, mais detalhados, por algo mais simples, com ícones 2D que refletem a mesma ideia. O objetivo é deixar o site mais “limpo” e mais rápido.

É preciso também, que o site acompanhe a evolução da sua empresa. Se houve uma mudança no esquema de cores e no logo, a página precisa refletir isso, de modo a retratar a sua marca de uma maneira única em todas as formas.

Os números não mentem

Além desses aspectos mais subjetivos, existe uma questão objetiva que pode ajudar a determinar se está na hora de atualizar o layout do site. Os números e estatísticas dos seus visitantes podem dizer muito sobre o que está acontecendo. Se o número caiu, é importante ficar atento para tentar descobrir o motivo. Os visitantes passam pouco tempo no site? Pode ser que o layout seja pouco intuitivo, ou que seja difícil encontrar o que o cliente procura. As visitas no mobile não estão boas? É preciso ficar atento ao aspecto responsivo mencionado acima.

Experiência do usuário

Esse, porém, é o ponto mais importante de determinar se está na hora de atualizar o layout do seu site. O usuário tem uma boa experiência ao navegar por ele? Se coloque na posição dele. Pense que cada vez mais, o usuário quer encontrar o que procura de forma cada vez mais imediata. Pense na sua experiência própria. Ao navegar em algum site, se você não encontra o que procura, qual é a sua relação com a experiência? E com a marca? Mesmo uma barra de rolagem que não funcione bem pode ser o suficiente para arruinar a experiência do usuário no site.

Por isso, é preciso ficar atento a todas essas questões. Isso também quer dizer que não existe uma frequência exata com a qual você deve atualizar o layout do site da sua empresa. É claro que se ele não é atualizado há alguns anos é preciso dar uma repaginada e até mesmo um ano, já é bastante tempo. O ideal é acompanhar todas as características acima para entender quando é o momento de atualizar, para garantir que a sua página está perfeita.

Gostou do conteúdo? Quer conhecer mais dicas que vão ajudar a sua loja a vender ainda mais? Então fique atento aos textos do nosso blog!