Como definir o cliente ideal para loja de roupas?

Como definir o cliente ideal para loja de roupas?

Como definir o cliente ideal para loja de roupas?

Dentro da área de vestuário, podemos perceber diversas ramificações de negócios e perfis de clientes. Assim, saber quem é o seu cliente ideal é maneira mais fácil de direcionar suas ações e traçar as estratégias para atraí-lo para o seu estabelecimento.

Uma loja que vende ternos, por exemplo, não espera atrair um público de adolescente, não é mesmo? E a sua loja de roupas, quem deseja atrair?

Veja neste artigo, como definir o cliente ideal para sua loja de roupas e saiba qual a importância dessa definição para ao seu negócio.

Como descobrir o perfil do seu cliente

Se você já tem sua loja de roupas, você pode usar sua base de clientes para definir qual é o perfil de cliente ideal da sua loja. No entanto, se você tem planos de abrir sua loja em breve, o mais indicado é montar um plano de negócios e, a partir dele, definir qual público deseja atingir.

Utilizando sua base de clientes, você encontrará padrões e semelhanças que o farão chegar a uma persona. Essa persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, de acordo com as informações coletadas com seus clientes. Veja como fazer isso na sua loja de roupas!

Faça uma pesquisa dos seus atuais clientes

Chegar ao perfil de sua persona pode ser bastante simples. No entanto, essa pesquisa exige certo tempo e esforço da sua equipe. Sendo assim, você pode utilizar a sua base de clientes cadastradas em seu sistema ERP para fazer ligações ou, então, fazer a pesquisa presencial com os clientes que estiverem em sua loja.

De toda forma, é importante fazer um formulário com perguntas que possam trazer estatísticas e semelhanças entre os clientes. Veja abaixo, algumas perguntas:

  • Onde o cliente mora?
  • Idade, sexo, estado civil e quantidade de filhos;
  • Grau de escolaridade, profissão, renda mensal etc.;
  • Hábitos, hobbies, sonhos, medos, aspirações etc.;
  • O que ele espera de uma loja de roupas;
  • Como sua loja supre as suas necessidades;
  • Entre outros.

Essas informações serão muito importantes para encontrar um perfil ideal de cliente para sua loja de roupas. Assim, é importante fazer essa pesquisa com paciência, para que ela possa representar com fidelidade o perfil do cliente ideal.

Encontre semelhanças entre os clientes

A partir desta pesquisa, você encontrará semelhanças entre os seus clientes. Essas semelhanças darão suporte para que você consiga construir a persona da sua loja de roupas. Veja um exemplo de persona:

– Juliana tem 28 anos, é casada e tem dois filhos. Trabalha como enfermeira em um hospital e gosta de aproveitar viagens em família. Está sempre preocupada com a saúde e bem-estar de todos em sua casa. Ela compra na loja de roupas X, pela proximidade do local com o seu trabalho e pela comodidade de encontrar tudo que precisa para sua família em um só lugar.

Monte sua estratégia de Marketing e venda de acordo com o perfil

A partir de um perfil de cliente ideal para sua loja de roupas, você consegue direcionar suas estratégias para encontrar potenciais clientes que se assemelhem a persona. Ou seja, suas ações de Marketing e vendas são muito mais focadas, evitando assim desperdício de tempo e investimento na sua loja de roupas.

Definindo o cliente ideal da sua loja, você consegue ser muito mais assertivo em suas ações de atração e fidelização de clientes, podendo focar em outras demandas gerenciais da sua loja de roupas.

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