Como escolher os melhores candidatos na seleção de pessoal

Como escolher os melhores candidatos na seleção de pessoal

A entrevista de emprego é uma etapa da vida profissional, que praticamente todos irão passar. É através da entrevista que empresas decidem quem são os melhores colaboradores para exercer as áreas que ela pretende preencher. Na entrevista, a empresa conhece o profissional não só pelo currículo e carreira, mas principalmente seu caráter e se ele é o perfil ideal para a vaga.

Enquanto para o entrevistado é um momento de nervosismo aparente, para o entrevistador também não é nada fácil, já que está nas mãos deste, decidir o futuro de uma área e determinar através de sua escolha, o sucesso ou fracasso desse departamento e consequentemente o sucesso da empresa.

Neste artigo, vamos ver algumas dicas para profissionais de RH de como escolher os melhores candidatos na seleção de pessoal e decidirem pelos melhores profissionais do mercado.

É hora de contratar?

A primeira pergunta que deve ser feita, é se o momento é propício e necessário para novas contratações. Muitas vezes o mercado possui muitos bons candidatos, porém a empresa não está preparada para novas vagas.

É importante avaliar para estar preparado para um novo pessoal, novos salários e condições e buscar manter um padrão de qualidade, buscando os candidatos em locais sérios de gestão de pessoas e que estejam condizentes com o mercado e dentro do que sua empresa necessita.

Analise os melhores currículos

Toda vez que for anunciado vagas de trabalho, os currículos irão chegar aos montes para seu departamento. É nessa hora que deverá decidir quais serão descartados e quais os que se enquadram com o perfil da vaga e da empresa.

Muitos se candidatam para vagas que não condizem com o perfil e por isso é importante que o recrutador analise cada currículo pessoalmente, levando em conta cada conquista e habilitação que a vaga exige.

Prepare-se para entrevistar os candidatos

Não é só o entrevistado que fica nervoso e deve se preparar para a entrevista, mas também o entrevistador, que deverá ter as perguntas todas listadas e garantir que o entrevistado forneça as informações certas e deixá-lo informado do que for necessário. A dica é planejar o encontro para que tudo flua de forma natural.

Se for o gestor da área, deve saber o cargo e as descrições dele e os critérios que determinam o cargo. Antes da entrevista, fazer uma revisão de cada currículo e deixar tudo organizado para o momento.

Fale somente o necessário e observe o candidato com atenção

 

Durante a entrevista, haja com naturalidade e mantenha o respeito e simpatia,também observe a pessoa em sua frente, a forma como se comporta, o jeito que fala e entenda que o nervosismo é normal e não deve ser levado em consideração, mas sim o que ela diz e principalmente o que não fala.

Muita gente insiste em mentir em uma entrevista, dizendo coisas no currículo e na sua frente, que na realidade ela nunca fez. Observe os olhos, se quando fala algo não fita você ou se fica constantemente olhando no relógio e guagueja e também desconfie do excesso de confiança de alguns profissionais.

Sempre dê feedback, mesmo sendo negativo

Uma das maiores reclamações de pessoas que fazem entrevista, é não receber um comunicado, ao menos negativo das empresas, e assim ficam esperando e esperando uma oportunidade que não virá.

Seja íntegro e telefone pessoalmente ou mande um e-mail avisando que a vaga foi preenchida e que o currículo ficará na base de dados e que deseja boa sorte. Trate como gostaria que tratassem você na mesma situação.

Prepare-se para ser um profissional de RH requisitado no mercado

Selecionar pessoal para uma empresa não é uma tarefa nada fácil, mas com o preparo certo, você saberá ser um profissional que valorizará os melhores do mercado. Estude nem que seja através de cursos gratuitos de Recrutamento e seleção de pessoal e gerencie os profissionais para seu negócio ou da empresa que trabalha com êxito!

Sem cometários

Poste um comentário

Comentário
Nome
Email
Website