Como explorar as datas comemorativas e vender mais na sua loja de roupas
O calendário de datas comemorativas é muito importante para o varejo em geral, principalmente lojas de roupas. A moda sofre constantes mudanças e é um mercado muito incentivado pelas novidades; então que tal aproveitar as datas comemorativas para aumentar as vendas da sua loja de roupa? Não sabe como tornar isso em realidade? Vem com a gente que vamos lhe ajudar!
Planejamento: esteja sempre à frente
Campanhas de última hora custam caro e muitas vezes não apresentam retorno de investimento atrativo. Por isso, a primeira coisa a se fazer é sentar e planejar qual será o calendário de datas comemorativas que são importantes para o seu negócio.
Seja de forma online ou física, pegue um calendário e aponte todas as datas comemorativas que você quer planejar alguma campanha afim de vender mais roupas na sua loja.
Não existe calendário certo ou errado, ele deve ser personalizado. Por exemplo, se você não vende roupas infantis, não tem o porquê você investir em campanha de dia das crianças. Por isso, pense quais as datas importantes para os produtos que você vende.
Depois disso feito, você saberá quais são as campanhas que serão as próximas a serem lançadas e poderá trabalhar com antecedência nelas.
E-mail marketing
Que tal se você tivesse um sistema automatizado que dispare e-mails personalizados com as campanhas de datas comemorativas da sua loja? Esse envio é gratuito e muito efetivo, informando a todos seus atuais clientes sobre as promoções comemorativas da loja.
Além disso, você pode utilizar-se desse meio de comunicação para entregar conteúdo relevante. Vamos a um exemplo? Imagine que está em épocas de formaturas. Que tal você utilizar as próprias peças que você vende para fazer looks para formaturas e entregar em formato de texto e fotos dicas e também já mencionar os produtos e seus preços? É uma ótima forma de você vender vestidos, saias e roupas mais sociais.
Existem várias ferramentas que te proporcionam envio de e-mails automatizadas algumas delas são:
- https://mailchimp.com/ (Grátis)
- https://www.nitronews.com.br/ (Grátis)
- https://klicksend.com.br/ (Paga)
- https://www.e-goi.com/br/ (Paga)
- https://www.getresponse.pt/ (Paga)
O mais interessante de usar uma ferramenta de automação de e-mail marketing são os limites de envios que são muito maiores do que você enviar pelo seu e-mail pessoal ou da empresa, você saberá quantas pessoas abriram seu e-mail e poderá criar automações(disparos de e-mail de forma automática).
Atualize suas redes sociais e site
Para ser lembrado, é preciso ser visto. Por isso utilizar seus canais digitais (redes sociais e seu site), personalizando com propaganda da sua nova campanha é fundamental para sua marca ficar gravada e chamar a atenção na cabeça dos seus seguidores e visitantes.
A importância de planejar tudo com antecedência é fundamental para que você não perca o timing de nenhuma data comemorativa. Utilizar banners e artes digitais personalizadas para chamar a atenção e divulgar as promoções.
Algumas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa de criar as imagens são :
- https://www.canva.com/
- https://www.trakto.io/
- https://www.designwizard.com/
- https://getstencil.com/
- https://snappa.com/
- https://www.fotor.com/
Decoração da loja
Se a sua loja tem um espaço físico, mãos à obra para fazer a decoração especial comemorativa. Seja dia das mães, dos namorados, dos pais, Natal, Páscoa, a sua loja precisa estar decorada e se destacar.
Há várias lojas vendendo produtos de decoração bem acessíveis. Vá em busca de objetos que você pode reutilizar em diferentes datas comemorativas (um quadro de letras luminosas, por exemplo).
Use a criatividade e saia da mesmice
Uma promoção criativa chama a atenção. Por exemplo, digamos que você está com o estoque bastante cheio e precisa vender muitas peças, ao invés de colocar tudo a 50{4a8daf06d1db8b549191b6c8afb814d6da591c49a4ed04d42d2c71914eead6dc} de desconto, que tal, no dia das mães, você não baixar os preços, mas fazer uma promoção onde “mães e filhos” ganham presente. O filho(a) compra uma peça para mãe e escolhe uma peça para si, como presente. Campanhas inéditas são sempre muito bem recebidas pelos consumidores!
Você tem dificuldade em precificar e dar descontos nas roupas que você vende? Veja os segredos da precificação das lojas de roupas.
Use o WhatsApp
Hoje o consumidor quer respostas rápidas, facilidades de contato e de venda. Por isso, se você ainda não criou o WhatsApp da sua loja, faça agora mesmo. Nele você pode divulgar promoções e também responder a dúvidas frequentes dos consumidores quando você lançar suas campanhas de datas comemorativas!
Nós temos um conteúdo especial com 10 dicas para vender pelo WhatsApp que preparamos especialmente para você!
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Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.