Como melhorar a experiência do cliente na sua loja de roupas

Como melhorar a experiência do cliente na sua loja de roupas

Como melhorar a experiência do cliente na sua loja de roupas

Tornar a experiência do cliente cada vez melhor é o objetivo de qualquer lojista. A maioria dos empresários, hoje, já consegue entender o poder que uma boa jornada de compras tem a longo prazo, principalmente, em questões como divulgação e fidelização de clientes.

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, começaram a surgir muitas empresas inovadoras com produtos de qualidade e com alcance global, proporcionando valores mais atraentes para os clientes e melhorando cada vez mais o atendimento.

O aumento dessa oferta, aliado a prioridade que os consumidores têm atualmente por conforto e felicidade acaba forçando as empresas a pensarem em estratégias de impacto para conseguir conquistar mais clientes.

No mercado da moda aqui no Brasil, embora a maioria dos donos de empresas já entendam os conceitos e a importância de criar uma boa experiência para o cliente, isso não é o que acontece de fato.

Se você possui um projeto de loja de roupa, deve se atentar a elementos que serão fundamentais para o desenvolvimento da mesma.

A maioria dos consumidores no país ainda acredita que as lojas que frequentam precisam melhorar em questão de atendimento.

Visto que, porque muitos consumidores perdem o humor e a vontade de consumir quando lidam com falta de peças em seu tamanho ou com o descaso de atendentes.

Pensando nisso, você deve criar estratégias e planejar com cuidado as ações de sua empresa, buscando sempre ir de encontro com as necessidades dos clientes.

Esse tipo de ação acaba contando muitos pontos na hora de um consumidor escolher onde ele irá.

E esse cuidado deve ir muito além da visita em uma loja física. A internet tem se tornado uma potência única para vendas e qualquer ação de marketing realizada atualmente precisa contar com sua contraparte digital.

Dentre todos os fatores que você deve observar para garantir um bom resultado de vendas, podemos citar:

  • Presença no meio digital;
  • Como você estrutura sua identidade;
  • A forma de se relacionar com clientes;
  • Qualidade de seus produtos.

Quanto melhor o cliente sentir que foi a experiência, melhor será. Por isso, é muito importante ter uma série de detalhes que fazem a diferença na compra, principalmente, de algo tão pessoal quanto roupas.

Cada pessoa tem seu estilo, e gosta de comprar roupas para se sentir bem. Um dos principais pontos para se considerar na experiência do cliente é transmitir esse sentimento durante a jornada de compra, fidelizando a pessoa para sua marca.

Mesmo que você precise fazer uma reforma de loja antes de começar a vender, é importante planejar toda sua estrutura para não ter problemas que precisarão ser corrigidos com urgência.

Para isso, é importante ter em mente alguns elementos específicos desse modelo de negócios. O primeiro e principal ponto a se atentar é em relação a tamanhos de roupa.

Diversas marcas possuem cortes diferentes e você deve saber exatamente qual tipo de roupa está vendendo.

Além disso, é interessante conseguir peças plus size, uma vez que boa parte do mercado brasileiro se encontra nessa categoria. Muitas pessoas se sentem mal ou desistem da experiência de comprar roupas por não achar uma peça bonita em seu tamanho.

Em alguns casos ainda piores, a pessoa acha uma peça no seu tamanho mas o corte é menor do que se esperava e a roupa fica muito apertada. Esse tipo de experiência é bem negativa para lojas independente do porte.

Como melhorar a experiência do cliente?

A tendência de sua loja é crescer exponencialmente quando você se preocupa de fato com a experiência que está proporcionando aos clientes.

O primeiro passo é saber exatamente quem é seu cliente, como ele pensa, o que ele faz e etc. Se você não tem claramente a resposta de quem é seu cliente ideal, confira o artigo Como definir o cliente ideal para loja de roupas? e passe a ter a resposta na ponta da língua.

Você consegue um aumento visível em suas vendas, uma vez que consegue converter muito mais clientes quando oferece uma interação agradável com eles e isso parte do fato de conhecer eles bem.

Além de conquistar muitas vezes a fidelidade de um cliente, que retornará mais vezes para comprar.

Deixe seu cartão de visita pessoal para que clientes possam fazer feedbacks e comentários sobre sua loja, o que pode fazer você melhorar muito o atendimento.

Crie campanhas e formas do cliente dar o feedback, uma caixa de sugestões por exemplo já é uma forma, pós venda, é excelente para isso. E sempre esteja aberto as críticas, pois serão elas que irão fazer sua loja melhorar.

Além disso, a imagem de sua loja será muito beneficiada com uma experiência positiva para seus clientes.

Isso porque os consumidores que gostarem do serviço prestado acabarão servindo como promotores, contando sobre sua loja para seus amigos e familiares.

Assim, você acabará conquistando muitos novos clientes e aumentando suas vendas. Caso você tenha um serviço online, é importante apresentar clareza nas peças, uma vez que os clientes não poderão experimentar a roupa.

Se você tomar cuidado para que a experiência seja boa, não só os clientes recomendarão seu site, mas tem possibilidade de apresentar feedbacks positivos, que podem servir como argumento para futuras vendas.

Um banner de loja bem posicionado pode fazer um excelente efeito para atrair mais clientes, mas você precisa que a experiência seja positiva para que eles retornem.

Para conseguir o melhor resultado possível com a experiência do cliente, você pode ter algumas dicas como base, embora o conceito final acabe sendo ditado pelo seu público-alvo, que definirá o quão bem está se sentindo ao fazer as compras.

Cuide de sua loja

Se você possui uma estrutura física, é importante que ela esteja sempre arrumada e bem cuidada. A primeira impressão de qualquer cliente acaba ficando, então é primordial que ele entenda que está em um lugar de qualidade.

Tome um tempo para definir onde vai cada peça, como suas araras de roupa ficarão dispostas e planeje de forma que seus clientes se sintam confortáveis na loja. Quanto mais tempo eles quiserem passar ali dentro, maiores serão as chances de conseguir vender.

O primeiro ponto que você deve levar em conta nessa estrutura é a fachada e vitrine. Aqui, o ideal é criar um ambiente limpo e cativante, com alguns itens em destaque para atrair a atenção dos clientes.

O excesso de informação pode deixar o local com uma aparência de desorganização, que afastará muitos potenciais clientes. Por isso, escolha as peças que deseja usar como chamariz e decore com elegância e sofisticação sua loja.

Muitas lojas de roupas têm optado por conceitos minimalistas de estrutura. Isso significa que a maioria das peças ficam em estoque e a loja se torna mais conceitual.

Colocar um banner para vitrine pode ser uma excelente maneira de evitar a poluição e ainda mostrar seu conteúdo para o público.

Esse modelo pode ser muito interessante para criar um ambiente que passe uma impressão “limpa”, sem poluição visual.

Planeje sua identidade visual

A cara de sua loja é como seus clientes vão se lembrar dela. Por isso, toda a identidade visual deve ser planejada cuidadosamente.

Desde os detalhes como a fonte e o logotipo da empresa até as cores que serão usadas.

É preciso optar pela inovação quando você criar uma identidade visual. É complicado para as pessoas identificarem você se optar por modelos muito similares a outras marcas do mercado. Por isso, procure elementos que tornem sua loja única.

Além disso, as cores de seu logo podem ser excelentes artifícios na estrutura de sua loja, tanto virtual quanto física.

Usar as cores de seu logo em paredes e balcões passa uma sensação de unidade, profissionalismo e faz as pessoas se interessarem pelo seu conteúdo.

Quando você comprar mobiliário para lojas comerciais, procure identificar as cores mais similares às de sua identidade para criar um ambiente diferenciado.

Se você fabricar suas roupas, pode usar a identidade visual como etiquetas e criar uma marca que as pessoas podem se interessar. Ao criar uma relação com seu cliente, você acaba agregando valor a sua marca, podendo ficar ainda maior.

Escolha bem seu local

Este é um ponto crucial para o sucesso de sua loja. Para que todas as outras ações anteriores tenham efeito, é preciso que você consiga ser encontrado.

Uma boa localização permite que mais clientes possam ver sua fachada e acessar sua loja, o que melhora a experiência do cliente.

Quanto menor o esforço dele, para conseguir chegar até você, melhor.

Quando você fizer uma gravação de áudio para propaganda, terá um resultado muito melhor se conseguir apresentar um local de fácil encontro.

Além disso, é ideal procurar lugares com vantagens que facilitem o acesso. Locais com estacionamentos e opções de acessibilidade para clientes são ideais.

Além disso, quanto mais perto de centros comerciais, melhor, uma vez que o fluxo de pessoas é muito maior.

Para seu e-commerce o princípio é o mesmo, então invista em tráfego para o sua loja virtual, use de remarketing e esteja em todos os canais que seu cliente ideal está.

Criando relações com o cliente

Um dos mais importantes passos para a construção de uma boa experiência do cliente é justamente conhecer suas vontades e necessidades.

Quanto mais você identificar o que seu público precisa e ouvir o que eles têm a dizer, maiores serão as chances de conseguir bons resultados.

Além disso, é importante criar um relacionamento com eles. Garanta que eles retornem a seu estabelecimento, oferecendo uma experiência única que os fará ficarem fidelizados pelo seu conteúdo.

Um público que gosta de jardinagem e paisagismo pode se encantar com sua estrutura física, se você estiver buscando estas pessoas.

Essa não é uma tarefa fácil, mas se conquistada, tem grandes chances de ser um sucesso.

Considerações finais

A experiência dos clientes é fundamental em todas as áreas, mas precisa de algumas atenções especiais na estrutura quando falamos de lojas de roupa.

Para que consiga se tornar um líder de mercado e amplie suas vendas consideravelmente, é preciso ter em mente que você deve colocar o cliente em primeiro lugar. Assim, ele conseguirá identificar o potencial de sua loja e se fidelizar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.