Como um sistema de loja pode me ajudar a vender mais?

Como um sistema de loja pode me ajudar a vender mais?

Como um sistema de loja pode me ajudar a vender mais?

A Tecnologia da Informação (TI) tem avançado em estrutura, abordagens e metodologias. No entanto, esse avanço somente é válido a partir do momento que proporciona otimização das atividades diárias das pessoas e empresas.

No ambiente corporativo a adoção das abordagens da TI pode proporcionar inúmeros benefícios, principalmente, na alavancagem das operações e aumento de participação no mercado em que atua.

Para que você entenda melhor a respeito desse tema e como funciona na prática, preparamos este artigo em que trataremos o tema de como vender mais ao adotar o uso de um sistema ERP para gestão da sua loja.

Identificação dos itens de maior giro

A implantação e o uso de um sistema ERP — Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) na sua loja permite identificar os itens que mais são vendidos, realizando a sua classificação de acordo com o nível de demanda pelos clientes, uma técnica que também é conhecida como Curva ABC.

De posse dessas informações, você poderá estruturar a organização e exposição dos produtos, ou seja, colocar os itens de maior giro em locais de destaque e que sejam percebidos pelos clientes. Isso facilitará o seu acesso e, em consequência, despertará o interesse de consumo.

Acompanhamento do desempenho dos vendedores

Um sistema ERP registra e armazena todos os dados relacionados às operações comerciais e demais atividades do dia a dia da sua empresa, inclusive, das vendas realizadas e os responsáveis por cada operação finalizada.

Dessa forma, os gestores da sua loja terão formas de acompanhar e quantificar o desempenho dos seus vendedores. Nesse contexto, você poderá gratificar os melhores vendedores, algo que os incentivará a superar os seus limites na busca de finalizarem mais vendas e obterem maiores retornos.

Essas informações disponibilizadas por um sistema ERP também são valiosas em um cenário oposto, pois você terá formas de identificar os vendedores com baixa produtividade e, assim, promover treinamentos que desenvolvam habilidades e competências de vendas. Dessa forma, você proporcionará um ambiente coeso e com foco no aumento das vendas da sua loja.

Organiza os processos da empresa

Outro fator muito importante para promover efetividade nas operações da sua loja é a organização e estruturação dos processos, pois isso permitirá o perfeito funcionamento de cada atividade, sempre se baseando na otimização do tempo, recursos físicos, recursos financeiros e de capital humano.

Logo, um sistema ERP possibilita a correta estruturação dos processos de acordo com o perfil da sua loja, o que elevará o número das vendas, bem como da satisfação dos clientes, pois essa estruturação dos processos possibilitará o encantamento e fidelização do seu público-alvo.

Acompanhamento dos níveis dos estoques

Um sistema ERP permite que os gestores da sua loja acompanhem os níveis dos estoques em tempo real e em conjunto com a metodologia de Curva ABC será possível estabelecer os corretos níveis de ressuprimentos, para que assim, não ocorram faltas dos itens de alto giro e demanda por parte dos clientes.

Outro fator do acompanhamento dos estoques é a identificação das preferências de consumo dos clientes, algo que é fundamental para direcionar a área de compras a adquirirem os produtos de forma correta e que são de alta demanda do público.

Além disso, permite manter um melhor relacionamento e metodologias de ressuprimento junto aos fabricantes e fornecedores, algo que é fundamental para manter os altos níveis de disponibilidade de produtos e alavancagem das vendas.

Leia este outro artigo para saber mais a respeito da integração da sua loja e os fabricantes: Quais as vantagens da integração de sistemas entre loja e fábrica de roupas?.

Contatos com seus clientes

No sistema ERP todos os processos de venda são registrados e as informações armazenadas, como os dados dos clientes, esses dados permite que você analise o seu público ideal e desenvolva produtos que terão mais aceitação e que poderão ter maior margem de lucro.

Com os dados de contato armazenados no ERP poderá entrar em contato com seus cliente informando de promoções, fazendo pesquisas de satisfação, oferecendo descontos e etc.

Um procedimento interessante é usar os dados de telefone celular dos clientes para contactar via whatsapp, veja uma ferramenta que poderá ajudar no processo de envio de mensagens, o INNET Whatsapp Marketing.

Conclusão

Como você pode perceber, um sistema ERP exerce função fundamental para ajudar a sua loja a vender mais, pois proporcionará todos os dados e informações necessárias para o processo de tomada de decisão de forma ágil e assertiva.

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