Como um sistema pode te ajudar no controle de fluxo de caixa

Como um sistema pode te ajudar no controle de fluxo de caixa

Ferramenta indispensável para uma efetiva gestão financeira de qualquer negócio, o fluxo de caixa é o limiar entre o sucesso ou a derrocada de um negócio. É através dele que serão analisadas as entradas e saídas empresariais, além de permitir uma projeção periódica assertiva. Entender como um sistema pode te ajudar no controle de fluxo de caixa faz toda a diferença.

Isso porque, diferente da forma convencional de preencher os dados financeiros corporativos – como as famosas planilhas –, softwares e programas facilitam a vida dos gestores nesse sentido. Conheça, abaixo, mais sobre o auxílio que um sistema trará ao fluxo de caixa da sua empresa e adote, agora mesmo, essa prática cada vez mais presente nas empresas.

Dados automatizado e integrados

Já percebeu quanto tempo um colaborador e/ou setor perde para anotar todas as receitas e despesas dentro da empresa? Um sistema de gestão faz isso de maneira automatizada e integrada: primeiro, não há a necessidade de ficar colocando cada informação de forma individual; segundo, os dados estarão integrados em apenas um local.

Assim, cria-se um benefício bastante importante – sobra mais tempo para gestores e colaboradores focarem suas ações em outras rotinas produtivas internas. E, consequentemente, aumenta-se a produtividade do negócio que não precisa se preocupar com questões que podem ser burocráticas, como anotar toda operação comercial.

Diminui furos no fluxo de caixa

Um erro comum nas empresas é deixar passar algumas entradas e saídas. Para evitar que o seu fluxo de caixa dê um ‘furo’ – quando faltam informações financeiras acerca de determinados produtos ou serviços – é preciso utilizar de um sistema. Diferente da maneira manual, todos os dados estarão presentes dentro de softwares do gênero.

Isso permite maior transparência no setor financeiro, o que impacta diretamente na questão tributária. Ainda, ao minimizar os erros nesse sentido, torna a empresa mais transparente, um dos principais requisitos para quem deseja investir no seu negócio. Um bom controle do fluxo de caixa através de um sistema só tende a trazer benefícios.

Otimiza e categoriza as informações financeiras

Vamos a um exemplo prático: uma loja de roupas tem gastos com fornecedores, funcionários, despesas como a água e a luz. Por outro lado, as receitas vêm da venda de peças, que podem ser variadas. Não é muito saudável colocar todos esses valores em um mesmo ‘bolo’, não é verdade? Pois é aí que reside a otimização das informações financeiras através do sistema.

Ele permite categorizar tudo de acordo com a sua respectiva finalidade – o que ajuda e muito no fluxo de caixa projetado, aquele onde é possível cortar despesas desnecessárias e focar em receitas que mostram darem certo. Não à toa, sistemas do gênero são os principais recursos utilizados por grandes empresas para guiarem suas ações de acordo com essas informações.

Sistemas: a realidade do fluxo de caixa moderno

Podemos elencar várias outras características que demonstram como um sistema pode te ajudar no controle de fluxo de caixa: os relatórios são mais simples de serem entendidos, o planejamento é realista de acordo com informações confiáveis, permite integrar setores como o comercial e o financeiro, entre outros pontos.

O importante é entender que os sistemas de gestão específicos ou com módulos de fluxo de caixa deixaram de ser opções paliativas e se tornaram uma realidade nas empresas que gerem efetivamente seu negócio. E você: não quer ficar atrás da concorrência? Então invista nessa ferramenta que só tem a beneficiar o seu negócio.

Quer saber mais sobre o fluxo de caixa? Então conheça nosso artigo completo sobre o tema. Não deixe de conferir outros textos que podem ajudar, efetivamente, a sua empresa.