
Como um sistema pode te ajudar no controle de fluxo de caixa
Ferramenta indispensável para uma efetiva gestão financeira de qualquer negócio, o fluxo de caixa é o limiar entre o sucesso ou a derrocada de um negócio. É através dele que serão analisadas as entradas e saídas empresariais, além de permitir uma projeção periódica assertiva. Entender como um sistema pode te ajudar no controle de fluxo de caixa faz toda a diferença.
Isso porque, diferente da forma convencional de preencher os dados financeiros corporativos – como as famosas planilhas –, softwares e programas facilitam a vida dos gestores nesse sentido. Conheça, abaixo, mais sobre o auxílio que um sistema trará ao fluxo de caixa da sua empresa e adote, agora mesmo, essa prática cada vez mais presente nas empresas.
Dados automatizado e integrados
Já percebeu quanto tempo um colaborador e/ou setor perde para anotar todas as receitas e despesas dentro da empresa? Um sistema de gestão faz isso de maneira automatizada e integrada: primeiro, não há a necessidade de ficar colocando cada informação de forma individual; segundo, os dados estarão integrados em apenas um local.
Assim, cria-se um benefício bastante importante – sobra mais tempo para gestores e colaboradores focarem suas ações em outras rotinas produtivas internas. E, consequentemente, aumenta-se a produtividade do negócio que não precisa se preocupar com questões que podem ser burocráticas, como anotar toda operação comercial.
Diminui furos no fluxo de caixa
Um erro comum nas empresas é deixar passar algumas entradas e saídas. Para evitar que o seu fluxo de caixa dê um ‘furo’ – quando faltam informações financeiras acerca de determinados produtos ou serviços – é preciso utilizar de um sistema. Diferente da maneira manual, todos os dados estarão presentes dentro de softwares do gênero.
Isso permite maior transparência no setor financeiro, o que impacta diretamente na questão tributária. Ainda, ao minimizar os erros nesse sentido, torna a empresa mais transparente, um dos principais requisitos para quem deseja investir no seu negócio. Um bom controle do fluxo de caixa através de um sistema só tende a trazer benefícios.
Otimiza e categoriza as informações financeiras
Vamos a um exemplo prático: uma loja de roupas tem gastos com fornecedores, funcionários, despesas como a água e a luz. Por outro lado, as receitas vêm da venda de peças, que podem ser variadas. Não é muito saudável colocar todos esses valores em um mesmo ‘bolo’, não é verdade? Pois é aí que reside a otimização das informações financeiras através do sistema.
Ele permite categorizar tudo de acordo com a sua respectiva finalidade – o que ajuda e muito no fluxo de caixa projetado, aquele onde é possível cortar despesas desnecessárias e focar em receitas que mostram darem certo. Não à toa, sistemas do gênero são os principais recursos utilizados por grandes empresas para guiarem suas ações de acordo com essas informações.
Sistemas: a realidade do fluxo de caixa moderno
Podemos elencar várias outras características que demonstram como um sistema pode te ajudar no controle de fluxo de caixa: os relatórios são mais simples de serem entendidos, o planejamento é realista de acordo com informações confiáveis, permite integrar setores como o comercial e o financeiro, entre outros pontos.
O importante é entender que os sistemas de gestão específicos ou com módulos de fluxo de caixa deixaram de ser opções paliativas e se tornaram uma realidade nas empresas que gerem efetivamente seu negócio. E você: não quer ficar atrás da concorrência? Então invista nessa ferramenta que só tem a beneficiar o seu negócio.
Quer saber mais sobre o fluxo de caixa? Então conheça nosso artigo completo sobre o tema. Não deixe de conferir outros textos que podem ajudar, efetivamente, a sua empresa.


Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.