Como vender mais usando o Whats App Business

Como vender mais usando o Whats App Business

Como vender mais usando o Whats App Business

Se você tem um negócio online, precisa aprender como vender com o Whats App Business. Afinal, a plataforma para empresas do mensageiro mais popular do Brasil é uma fantástica oportunidade de aumentar o seu faturamento ao facilitar a relação com os clientes.

Para se ter uma ideia do impacto da ferramenta, em 2017 o Whats App correspondia a quase 1% do PIB do Brasil só com a relação de negócios internos. Agora que o Whats App Pay foi liberado para o país, a perspectiva é que essa porcentagem aumente.

Quer saber como vender com o Whats App Business? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Conheça todas as funções do Whats App Business

O primeiro passo para saber como vender com o Whats App Business é entender quais são todas as funções que a versão do programa oferece para o seu negócio. Afinal, só dá para montar uma estratégia de ação se você entender todas as possibilidades a seu dispor.

Dentre as funções mais interessantes do Whats App Business, ressaltamos as seguintes:

● criar conta com localização: isso aumenta o nível de confiança do consumidor, especialmente porque a localização inclui o endereço completo, horário de funcionamento e até e-mail para contato. Isso deixa tudo mais profissional e confiável;

● catálogo de produtos: com essa opção, fica mais fácil mostrar aos consumidores todos os seus produtos e permitir que eles façam a compra que quiserem. Isso economiza tempo e aumenta os resultados;

● respostas rápidas e pré-programadas: quem trabalha com o público sabe que as pessoas costumam ter mais ou menos as mesmas dúvidas sempre. Por isso, é útil ter algumas respostas rápidas pré-programadas para agilizar o atendimento;

● etiquetas para organização: o Whats App Business permite que você crie etiquetas específicas para organizar os clientes e tornar o processo de venda pelo aplicativo mais fácil.

Ferramentas e recursos do Whats app business

Monte uma estrutura para vender com o programa

Se você quer vender pelo Whats App Business, não adianta simplesmente chegar no aplicativo e começar a conversar com as pessoas. É preciso montar uma estrutura completa antes.

Uma estrutura de vendas consiste em três fases:

● captação;

● negociação;

● pós-venda.

Nesse caso, tanto a negociação, quanto o pós-venda serão feitos pelo Whats App Business. No entanto, você precisará cuidar da captação.

Isso significa que você deverá elaborar uma estratégia completa para angariar público nas redes sociais, no Google e em outras fontes, colocar um link para WhatsApp e converter essas pessoas para a sua conta.

Quanto melhor for a sua estrutura, mais segmentada e mais bem pensada, melhores serão os resultados que você vai obter dentro do aplicativo.

Uma ótima forma de captar novos clientes é usando a influência digital no Instagram e em outras redes sociais, conheça o projeto Eufluenciador, ele é uma ótima alternativa para isso.

Crie listas segmentadas de promoções

Imagine que você tenha uma loja de video-games e quer saber como vender no Whats App Web. Você sabe, por exemplo, que seus clientes podem se dividir em donos de PlayStation, de Xbox e de Nintendo Switch. Isso sem falar em donos de outras plataformas (como o Nintendo 3DS ou PC), além de clientes interessados em manutenção dos seus consoles.

Por isso, não vale a pena mandar para um cliente dono de um Xbox One um game que é do PlayStation 4. O inverso também é verdadeiro.

Dessa forma, o melhor a ser feito é criar listas segmentadas que possam ser alimentadas com conteúdos e mensagens exclusivas de modo a aumentar as chances de vendas.

Assim, quando você quiser promover um jogo da Nintendo, envia a mensagem somente para clientes donos de um console da Nintendo. E por aí vai.

Essas listas podem ser criadas de diversas formas, como planilhas, softwares de gestão como o software Gerentes da INNET Soluções e até mesmo em uma folha de papel. A diferença será no momento de utilizar essas informações, cada um dos meios irá te fornecer um certo trabalho e redução de trabalho. Um software como o da INNET Soluções é sem dúvida a melhor opção para armazenar e utilizar as informações.

Não esqueça, no entanto, de estabelecer mecanismos para que o cliente possa sair das listas se quiser, pois a lei exige isso. No entanto, deixe claro que a presença na lista é uma das maneiras de obter códigos promocionais de desconto para os produtos, uma vez que isso é um poderoso argumento a favor da presença na lista.

Use um chatbot para ter um atendimento agilizado

Conforme sua empresa cresce, você começará a lidar com mais e mais clientes no Whats App Business. Pode chegar um momento em que você terá de lidar com 100 ou mais leads no celular e, se não tomar cuidado, acabará passando o dia inteiro falando com possíveis e clientes e não produzirá nada.

A melhor maneira de resolver isso é instalar um chatbot na sua conta para poder filtrar o público que vai até você e automatizar o processo. Com o Whats App Business, é possível programar algumas mensagens que serão enviadas automaticamente em determinados contextos. Quando o cliente perguntar o tempo de produção ou de frete, por exemplo, o chatbot saberá responder e só enviará para você as mensagens que forem importantes.

Assim, sobrará mais tempo para você produzir e cuidar das outras áreas da sua loja ou empresa. Ótimo, não é?

E aí, aprendeu como vender no Whats App Business? Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!