Conheça os tipos de consultoria e qual delas melhor se encaixa nas suas necessidades

Conheça os tipos de consultoria e qual delas melhor se encaixa nas suas necessidades

Conheça os tipos de consultoria e qual delas melhor se encaixa nas suas necessidades

Empresas que buscam soluções nos mais variados setores precisam contar com ajuda especializada. Conhecer os tipos de consultoria e como elas se encaixam nas suas necessidades é um dos pontos principais: através de profissionais e/ou empresas do ramo, torna-se mais fácil e assertivo tomar as decisões corporativas.

Em muitos casos, a consultoria serve como ‘gatilho’ para que o próprio negócio opere, futuramente, de forma autônoma e com o máximo que tem a disposição. Interessante, não é mesmo? Então veja abaixo, quais são os tipos de consultoria e de que forma elas podem atender os setores da sua empresa.

Consultoria financeira

O coração empresarial está nas finanças. São elas que ajudam a manter o negócio em operação, mas também contribuem no seu crescimento. Se há alguma dificuldade em ‘arrumar a casa’, a consultoria financeira é um serviço pontual para resolver essa questão.

Do fluxo de caixa, passando pelo entendimento de indicadores financeiros (KPIs, DRE, Break Even Point, entre outros), até a eliminação de gastos desnecessários, tudo será apontado com excelência por uma consultoria do ramo. Uma dica: este tipo de solução deve ser adotado até por quem possui bons índices, mas quer maximizar seus lucros.

Consultoria de vendas

Em sintonia com o serviço acima descrito, a consultoria de vendas potencializa o número de vendas do negócio. Baseado em soluções dinâmicas e modernas, como a adoção de sistemas de gestão, o consultor trará boas práticas a serem adotadas pela empresa.

Entre elas podemos destacar a forma como se lida com o cliente, através de indicadores como o CRM, mas que também abarca o que pode ser feito no PDV – e como ela interage com a forma que você promove o negócio, tema do nosso próximo tópico.

Consultoria de comunicação/marketing

Atualmente, com a era digital, faz-se necessário que os empresários tenham a expertise de expor uma marca engajada na internet. Também, deve-se priorizar os aspectos comunicacionais e de marketing em mídias offline.

Se você ainda não possui uma estratégia pontual para divulgar sua loja, a consultoria de comunicação/marketing abrange vários aspectos: como criar campanhas, quais ferramentas utilizar para engajar os clientes, como se comunicar de forma direta com o consumidor, entre práticas que aumentam as vendas – e os lucros.

Consultoria de RH

A gestão de pessoas dentro da empresa pode ser o maior desafio encontrado. Aproximar setores, fazer com que a equipe atue em prol de uma cultura organizacional específica é o que a consultoria de Recursos Humanos(RH) proporciona ao seu negócio.

Não apenas os profissionais do setor de RH, mas todas as outras áreas podem estar mais engajadas e produtivas. Seus colaboradores estão com baixos índices de produtividade? Uma consultoria em RH identifica o que está sabotando o ambiente de trabalho – e ainda dá dicas em como escolher e reter os melhores talentos.

Consultoria de gestão

Se o desejo é convergir tudo em um único ponto, a consultoria de gestão pode se encaixar melhor nas suas necessidades. Como dito, com a aplicação de sistemas ERP e um ‘inventário’ de todas as ações corporativas, possibilita-se que as coisas fiquem mais claras ao gestor.

O recomendando é que, dependendo do seu caso, ela seja a primeira consultoria para identificar as necessidades da empresa. Além disso, abre novos caminhos para executar a rotina produtiva da mesma forma, mas com resultados muito acima da média.

Confira no nosso blog dicas exclusivas como esta para aplicar no seu negócio.