Conheça os tipos de consultoria e qual delas melhor se encaixa nas suas necessidades
Empresas que buscam soluções nos mais variados setores precisam contar com ajuda especializada. Conhecer os tipos de consultoria e como elas se encaixam nas suas necessidades é um dos pontos principais: através de profissionais e/ou empresas do ramo, torna-se mais fácil e assertivo tomar as decisões corporativas.
Em muitos casos, a consultoria serve como ‘gatilho’ para que o próprio negócio opere, futuramente, de forma autônoma e com o máximo que tem a disposição. Interessante, não é mesmo? Então veja abaixo, quais são os tipos de consultoria e de que forma elas podem atender os setores da sua empresa.
Consultoria financeira
O coração empresarial está nas finanças. São elas que ajudam a manter o negócio em operação, mas também contribuem no seu crescimento. Se há alguma dificuldade em ‘arrumar a casa’, a consultoria financeira é um serviço pontual para resolver essa questão.
Do fluxo de caixa, passando pelo entendimento de indicadores financeiros (KPIs, DRE, Break Even Point, entre outros), até a eliminação de gastos desnecessários, tudo será apontado com excelência por uma consultoria do ramo. Uma dica: este tipo de solução deve ser adotado até por quem possui bons índices, mas quer maximizar seus lucros.
Consultoria de vendas
Em sintonia com o serviço acima descrito, a consultoria de vendas potencializa o número de vendas do negócio. Baseado em soluções dinâmicas e modernas, como a adoção de sistemas de gestão, o consultor trará boas práticas a serem adotadas pela empresa.
Entre elas podemos destacar a forma como se lida com o cliente, através de indicadores como o CRM, mas que também abarca o que pode ser feito no PDV – e como ela interage com a forma que você promove o negócio, tema do nosso próximo tópico.
Consultoria de comunicação/marketing
Atualmente, com a era digital, faz-se necessário que os empresários tenham a expertise de expor uma marca engajada na internet. Também, deve-se priorizar os aspectos comunicacionais e de marketing em mídias offline.
Se você ainda não possui uma estratégia pontual para divulgar sua loja, a consultoria de comunicação/marketing abrange vários aspectos: como criar campanhas, quais ferramentas utilizar para engajar os clientes, como se comunicar de forma direta com o consumidor, entre práticas que aumentam as vendas – e os lucros.
Consultoria de RH
A gestão de pessoas dentro da empresa pode ser o maior desafio encontrado. Aproximar setores, fazer com que a equipe atue em prol de uma cultura organizacional específica é o que a consultoria de Recursos Humanos(RH) proporciona ao seu negócio.
Não apenas os profissionais do setor de RH, mas todas as outras áreas podem estar mais engajadas e produtivas. Seus colaboradores estão com baixos índices de produtividade? Uma consultoria em RH identifica o que está sabotando o ambiente de trabalho – e ainda dá dicas em como escolher e reter os melhores talentos.
Consultoria de gestão
Se o desejo é convergir tudo em um único ponto, a consultoria de gestão pode se encaixar melhor nas suas necessidades. Como dito, com a aplicação de sistemas ERP e um ‘inventário’ de todas as ações corporativas, possibilita-se que as coisas fiquem mais claras ao gestor.
O recomendando é que, dependendo do seu caso, ela seja a primeira consultoria para identificar as necessidades da empresa. Além disso, abre novos caminhos para executar a rotina produtiva da mesma forma, mas com resultados muito acima da média.
Confira no nosso blog dicas exclusivas como esta para aplicar no seu negócio.
Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.