Geração de leads qualificados: Conheça tecnologias que podem beneficiar o seu negócio
Você tem dúvidas de como realizar a geração de leads qualificados para o seu negócio? Se a resposta foi sim, saiba que isso não acontece somente com você, pelo contrário.
Muitas pessoas sabem que a geração de leads qualificados é extremamente importante para o sucesso do seu negócio, porém não sabem como fazer isso ou não conseguem ter o resultado que gostariam.
Isso acontece porque para se obter uma boa geração de leads, é necessário fazer um bom planejamento. Sua empresa precisa entender que a melhor forma de se conquistar novos clientes é oferecendo benefícios e vantagens para eles.
Hoje em dia, oferecer um excelente atendimento se tornou o básico para o sucesso de um negócio. Os consumidores querem muito mais! Eles querem a solução para os seus problemas e desejos de consumo.
Geração de leads significa gerar oportunidades. Logo, é muito importante que você saiba quais são as principais formas de se conseguir fazer isso.
A seguir você confere as tecnologias e estratégias que podem beneficiar o seu negócio com geração de leads.
As principais tecnologias e estratégias para geração de leads qualificados
O primeiro passo é saber que leads são potenciais clientes, ou seja, são pessoas que possuem interesse em seu produto ou serviço e podem se tornar clientes.
Porém, até eles se tornarem clientes pode ser que tenha um longo caminho a se seguir. Um lead pode rapidamente se tornar cliente porque finalmente encontrou o que queria já outro pode estar com dúvidas e ainda nem entender direito o que precisa.
O que você vai fazer é educar estes leads até que eles finalmente decidam realizar a compra. Confira a seguir algumas formas de se captar leads qualificados:
· Webinários: eles funcionam como palestras virtuais e costumam chamar muito a atenção por oferecerem conteúdo de qualidade e que ajudam a solucionar problemas. Um webinário parece uma videoconferência, porém a comunicação é feita apenas de um lado, que é o da empresa que deseja captar leads. Você pode criar webinários com dicas, informações, passo a passo, etc. Você pode divulgar esse conteúdo através das redes sociais ou e-mail.
· E-book: como o próprio nome já diz, podemos considerá-lo como um livro virtual, porém costuma ter um conteúdo menor e compactado. Você pode oferecer e-book falando sobre diferentes temas, desde como escolher uma boa assistência técnica de celular, até como um determinado produto pode solucionar o seu problema. Aqui é extremamente importante que o conteúdo seja de muita qualidade e o design seja atraente para que o leitor não se canse e leia até o final do material.
· Landing Page: a tradução significa “página de pouso”, ou seja, é a página onde o usuário irá encontrar um breve resumo do material que ele está prestes a receber. Vamos supor que você ofereça um e-book em seu site. Ao clicar no CTA (botão de ação), o usuário será redirecionado para uma landing page. Nessa página, ele encontrará tópicos sobre o que o e-book aborda, mas para conseguir fazer o seu download, ele deverá deixar os seus dados de contato, tornando-se um lead.
· Ferramentas: hoje em dia existem diversas ferramentas que ajudam com a geração de leads, uma delas é a Hubspot, que oferece software que além de ajudar a gerar leads, também é uma ferramenta de vendas. No entanto, existem outras opções disponíveis no mercado e elas são muito eficazes em te ajudar a atrair, converter e encantar clientes.
· Redes sociais: elas fazem parte do dia a dia de muitas pessoas e se tornaram as ferramentas ideais para a geração de leads qualificados. Você pode conseguir atrair novos potenciais clientes ao fazer a criação de links patrocinados, por exemplo. Você pode definir qual é o púbico que você deseja atingir e assim conquistar novos seguidores que irão se interessar pelo seu conteúdo, produto ou serviço.
· Conteúdo exclusivo para assinantes: esta é uma prática recente, mas que está conquistando ótimos resultados. Mais comum nas redes sociais, o conteúdo exclusivo para assinantes é quando o seu perfil tem autoridade para oferecer conteúdo de qualidade e pessoas interessadas em consumi-lo. Você pode oferecer esse conteúdo através de pagamento mensal, só tome cuidado para não colocar um valor alto, deve ser algo acessível e que ofereça benefícios para os assinantes.
Como investir em tecnologias, estratégias e ferramentas para a geração de leads
Se você ainda não realiza a geração de leads qualificados, mas quer começar a fazer, ou se precisa melhorar a que está fazendo, então o primeiro passo é entender muito bem qual é o seu público-alvo para oferecer o que ele realmente deseja.
Depois de ter o perfil definido, talvez você precise da ajuda de um profissional confiável. É muito importante que as estratégias para geração de leads seja muito bem definidas e aplicadas, caso contrário você pode não atingir quem realmente deseja e, consequentemente, não gerar vendas.
Lembre-se de quanto mais você atingir um público interessado em seu produto ou negócio, maiores as chances de conversão.
Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.