Home Office: Dicas fundamentais para ter produtividade em casa

Home Office: Dicas fundamentais para ter produtividade em casa

Home Office: Dicas fundamentais para ter produtividade em casa

Trabalhar em home office é um grande desafio para quem possui pouca concentração ou tem problemas com produtividade. Felizmente algumas dicas home office podem te ajudar a ser mais produtivo em casa.

Veja a seguir algumas dicas interessantes para aumentar sua produtividade, expulsar a procrastinação e ter sucesso no trabalho home office.

Home Office, coronavírus e consumo: O que você precisa saber?

Primeiramente, é importante falarmos sobre o que está acontecendo no mundo. O trabalho home office tem sido amplamente explorado no momento por causa da pandemia de coronavírus. A possibilidade de gerar renda extra atrai muitas pessoas, mas precisamos nesse momento também pensar no consumo.

Por isso, a primeira dica para quem está pensando em gerar renda e economizar agora é usar cupom de desconto ao realizar qualquer compra. Hoje em dia você consegue esse tipo de desconto em diversas lojas, como os cupons das Casas Bahia. A seguir você pode conferir um vídeo com mais detalhes sobre cupons de desconto.

Sendo assim, vamos ter em mente que é preciso economizar, consumir conscientemente e gerar renda enquanto estamos afastados de nossos empregos ou trabalho autônomo.

É precisamos ter em mente que o cenário de crise coloca em evidência outros produtos, no caso da quarentena do covid-19 o home office exige computadores portáteis e seus periféricos que não terão suas vendas afetadas ou até mesmo aumentarão suas vendas nesse período.

Dicas Home Office: Como aumentar a produtividade?

A produtividade, procrastinação e distração são um conjunto de desafios que algumas pessoas enfrentam quando têm que lidar com o trabalho em casa. Ainda mais aqueles que não possuem um local isolado, silencioso e com poucas distrações, que é a maioria dos casos de quem têm filhos, familiares dentro de casa e perfil nas redes sociais.

1. Se livre das distrações

A primeira dica para que você comece a ser mais produtivo é se livrar de todas as distrações. No início é difícil, pois a desconstrução de um hábito leva tempo. Mas acredite, isso terá grande impacto no seu dia a dia profissional.

Comece se desligando da internet, se possível, ou ao menos deixando de lado as redes sociais, canais no YouTube, blogs, sites e qualquer outro meio digital que roube sua atenção do trabalho.

Quer ouvir música sem se distrair? Procure por playlists próprias para o trabalho, concentração e foco.

2. Tenha um home office organizado

Um home office organizado e com todas as ferramentas necessárias para o trabalho é fundamental para quem quer ter sucesso nessa área. Para aumentar sua produtividade, aposte em uma mesa organizada, com poucos objetos, mas com tudo que você precisa.

A organização permite que você encontre tudo que precisa e tenha seus objetos de trabalho sempre à mão. Além disso, ela promove uma sensação de equilíbrio, limpeza e organização, que são primordiais para manter o foco em algo.

3. Estabeleça metas diárias, horários e uma rotina de trabalho

Você quer aumentar a sua produtividade em quanto? Não basta definir que quer ser mais produtivo, é preciso ter meta diária do quanto você deseja ser produtivo. Por exemplo, se você faz 10 contatos com clientes por dia, pode ter como meta dobrar essa produtividade nos próximos dias.

Além de definir uma meta diária você precisa ter horários de trabalho e uma rotina. Nesse caso você precisa considerar as tarefas da sua casa, refeições e o seu trabalho. Separe sua vida pessoal da profissional e defina horários para tudo. Assim ficará muito mais fácil seguir seu planejamento e se tornar mais produtivo.

4. Converse com seus familiares sobre seu trabalho

Quem mora com mais pessoas ou tem filhos sabe que ter tranquilidade, paz e silêncio para trabalhar nem sempre é uma realidade. Em meio ao isolamento social que estamos vivendo aqui no Brasil, isso se torna ainda mais difícil, já que as crianças estão em casa e muitas pessoas foram afastadas de seus empregos.

Sendo assim, é fundamental que você converse com seus familiares sobre a importância do seu trabalho, que você precisa de um momento de silêncio e sem interrupções para trabalhar, entre outras coisas.

5. Saiba dizer não, caso esteja trabalhando

Estar em casa é como ter um passe livre para fazer tarefas aleatórias o tempo todo, como consertar algo, pintar um cômodo, mudar a decoração, faxinar, entre outras coisas. Se você for requisitado para algum serviço ou tarefa no momento em que estiver trabalhando, saiba dizer não. Fale abertamente que no momento você não pode, pois precisa terminar seu trabalho.

Mas nem por isso deixe de auxiliar seus familiares em algo que eles precisam, apenas avalie se é uma prioridade ou urgência e diga que depois do seu horário de trabalho poderá fazer o que foi solicitado.

Gostou das dicas? Envie para aqueles que trabalham com você e aproveite para baixar nosso e-book de rotinas financeiras, para não deixar que o home office atrapalhe o financeiro da sua empresa: