Jornada de compra do consumidor de moda

Jornada de compra do consumidor de moda

Jornada de compra do consumidor de moda

Dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) apontam que o mercado da moda deve crescer pelo menos 3,1% ao ano até 2021. Entram e saem as estações climáticas e a necessidade de renovar o guarda-roupa logo aparece, não é?

Com tantas novidades no varejo aliadas ao crescimento do setor, é fundamental compreender a jornada de compra do consumidor de moda. Sabendo como funciona o comportamento do cliente, você conseguirá elaborar boas estratégias de venda.

Entendendo o mercado da moda

A maneira de consumir produtos e serviços se renova todos os dias. Isso se dá por meio dos hábitos, personalidade e até mesmo pelo impacto gerado por meio das divulgações e ações de marketing.

Assim como qualquer outro segmento comercial, o mercado da moda não vende apenas roupas, mas também reflete uma essência, um estilo de vida.

Por isso, é importante compreender que o processo de compra e venda está diretamente relacionado com as experiências do consumidor. O que ele vai sentir ao adquirir e vestir aquela peça?

Busca pelos produtos e lojas

Seja em uma loja física ou em um e-commerce, o cliente vai buscar o perfil de estabelecimentos que mais o agradam e que mais se aproximam de sua identidade.

E aí começa a primeira fase da jornada de compra: a busca pelas peças que se encaixam no estilo de quem está consumindo. Seja casual, social, esportivo ou despojado. O que importará nesse momento é encontrar o lugar certo.

Análise das peças disponíveis no varejo

Quando o assunto é escolher uma peça de roupa, pode saber que o processo de análise é bastante detalhista. Conforme mencionamos anteriormente, o mercado da moda envolve a estruturação de uma identidade.

Sabendo disso, pode ser que um consumidor passe horas olhando as mercadorias disponíveis na sua loja. Se o espaço for físico, ele provavelmente vai querer provar a peça.

E se a compra for on-line, ele com certeza vai buscar por opiniões de outras pessoas que já adquiram o mesmo produto. Toda essa etapa de análise faz parte do processo de escolha.

Decidindo qual peça levar

Por fim, ao decidir qual peça mais tem a ver com o seu estilo, o consumidor finalmente decide adquirir o produto. Mas a etapa final da jornada só vai iniciar quando o cliente decide vesti-lo.

Isso porque ao usar a peça, ele vai provar da experiência que aquela mercadoria vai proporcionar. A partir do momento em que o indivíduo decide vestir uma roupa, isso significa que ela vai compor o conjunto da sua aparência. Então ele vai para a faculdade, para o trabalho ou para a academia com aquele traje e precisa se sentir confortável, precisa se sentir bem.

A fase final da jornada de um consumidor de moda se resume no despertar de sensações e experiências durante o período em que aquela peça foi utilizada.

E aí, tá afim de potencializar suas vendas? Passe a estudar o comportamento do seu público-alvo. A princípio, essas são as principais etapas da jornada das pessoas que consomem esse tipo de produto.

Mas é claro que cada um tem seu jeito e suas próprias maneiras de buscar peças, preços e informações sobre aquilo que vai adquirir.

Sempre preste atenção nesses detalhes, eles vão ajudá-lo a encontrar novas formas de melhorar seu relacionamento com o cliente.

Até a próxima.