
Dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) apontam que o mercado da moda deve crescer pelo menos 3,1% ao ano até 2021. Entram e saem as estações climáticas e a necessidade de renovar o guarda-roupa logo aparece, não é?
Com tantas novidades no varejo aliadas ao crescimento do setor, é fundamental compreender a jornada de compra do consumidor de moda. Sabendo como funciona o comportamento do cliente, você conseguirá elaborar boas estratégias de venda.

Entendendo o mercado da moda
A maneira de consumir produtos e serviços se renova todos os dias. Isso se dá por meio dos hábitos, personalidade e até mesmo pelo impacto gerado por meio das divulgações e ações de marketing.
Assim como qualquer outro segmento comercial, o mercado da moda não vende apenas roupas, mas também reflete uma essência, um estilo de vida.

Por isso, é importante compreender que o processo de compra e venda está diretamente relacionado com as experiências do consumidor. O que ele vai sentir ao adquirir e vestir aquela peça?
Busca pelos produtos e lojas
Seja em uma loja física ou em um e-commerce, o cliente vai buscar o perfil de estabelecimentos que mais o agradam e que mais se aproximam de sua identidade.

E aí começa a primeira fase da jornada de compra: a busca pelas peças que se encaixam no estilo de quem está consumindo. Seja casual, social, esportivo ou despojado. O que importará nesse momento é encontrar o lugar certo.
Análise das peças disponíveis no varejo
Quando o assunto é escolher uma peça de roupa, pode saber que o processo de análise é bastante detalhista. Conforme mencionamos anteriormente, o mercado da moda envolve a estruturação de uma identidade.
Sabendo disso, pode ser que um consumidor passe horas olhando as mercadorias disponíveis na sua loja. Se o espaço for físico, ele provavelmente vai querer provar a peça.
E se a compra for on-line, ele com certeza vai buscar por opiniões de outras pessoas que já adquiram o mesmo produto. Toda essa etapa de análise faz parte do processo de escolha.
Decidindo qual peça levar
Por fim, ao decidir qual peça mais tem a ver com o seu estilo, o consumidor finalmente decide adquirir o produto. Mas a etapa final da jornada só vai iniciar quando o cliente decide vesti-lo.
Isso porque ao usar a peça, ele vai provar da experiência que aquela mercadoria vai proporcionar. A partir do momento em que o indivíduo decide vestir uma roupa, isso significa que ela vai compor o conjunto da sua aparência. Então ele vai para a faculdade, para o trabalho ou para a academia com aquele traje e precisa se sentir confortável, precisa se sentir bem.

A fase final da jornada de um consumidor de moda se resume no despertar de sensações e experiências durante o período em que aquela peça foi utilizada.
E aí, tá afim de potencializar suas vendas? Passe a estudar o comportamento do seu público-alvo. A princípio, essas são as principais etapas da jornada das pessoas que consomem esse tipo de produto.
Mas é claro que cada um tem seu jeito e suas próprias maneiras de buscar peças, preços e informações sobre aquilo que vai adquirir.
Sempre preste atenção nesses detalhes, eles vão ajudá-lo a encontrar novas formas de melhorar seu relacionamento com o cliente.
Até a próxima.
