Lucre mais com venda consignada!

Venda consignada

Lucre mais com venda consignada!

Afinal de contas, o que é venda consignada?

A venda consignada, também chamada como contrato estimatório ou chamada de condicional é uma venda onde o vendedor ou fornecedor deixa seus produtos a cargo de outra empresa ou pessoa, para que sejam expostos para seu público consumidor, encarregando-se de vender. Se os produtos forem vendidos, quem finalizou o negócio recebe uma comissão, como foi previamente combinado. Vamos falar mais sobre o assunto.

 

Existe vantagens na venda consignada?

Existem muitas vantagens na venda por consignação, tanto para os fornecedores quanto para os vendedores.

 

Benefícios para fornecedores

Para quem coloca os produtos em consignação, o primordial é ter a chance de vender mais e espalhar seus produtos nas cidades.

 

Benefícios para Lojistas

O principal benefício para o lojista é não ter que arcar com os custos do que não teve saída ou seja, não é preciso investir alto para ter produtos no estoque ou à mostra na loja. Contudo, o fornecedor continua sendo proprietário dos produtos, recebendo o que não for comercializado para fazer uma queima de estoque ou promoção.

Existe ainda a possibilidade do lojista conceder peças no formato de consignação para seus clientes. O principal beneficio é que o cliente terá tempo pra provar todas as peças que levar, consequentemente levará mais peças, poderá levar para outra pessoa, não terá dúvida se a peça servirá ou não e outras. Todas essas questões atrapalham a venda e com a consignação são contornadas.

 

Qual a sua importância?

Para o vendedor, a consignação é ótima, porque diminui os riscos e possibilita comercializar ótimos produtos para seu público consumidor, sem se desdobrar em vários investimentos. A verdade é que, você tem bons produtos em seu estabelecimento, seus clientes ficam satisfeitos e você aumenta o faturamento da empresa, correto? Já pensou em ter essas vantagens sem gastar muito? Fica a dica!

Lembrando que o repasse será feito no dia e hora devidamente acertado com ambas as partes.

vantagens e desvantagens da condicional

Lista de alguns benefícios para venda consignada:

– Economia em custos para o seu estoque

– Colocar o produto de frente ao seu cliente

– Controle do que está sendo mais vendido no seu estabelecimento

– Reduzir o risco de novos produtos e vendas com outros canais de vendas

– Melhora o relacionamento entre fornecedor, lojista e cliente

 

Comparativo Vantagens x Desvantagens:

Vantagens:

  • Aumento de vendas sem necessidade de investimento imediato, exceto para comprar para exposição do produto, podendo ser feito por ambas as partes;
  • Baixo custo para fornecimento de produtos ao mercado;
  • Potencial aumento no faturamento para o lojista e para o fornecedor;
  • Expansão da marca e do negócio do fornecedor por meio de uma maior circulação dos produtos, como do lojista por ter mais variedades e produtos de qualidade em sua loja;

Desvantagens:

  • O lucro com a venda do produto é menor para o lojista, pois trata-se de uma comissão e não uma margem aplicada sobre o custo do produto;
  • Interdependência entre fornecedor e lojista para geração de receita por meio de alguns produtos específicos.
  • Ao consignar para clientes existe o risco da peça não voltar mais para loja, então o risco acaba se tornando maior nesse tipo de negócio.

 

Como fazer uma venda consignada em minha loja?

Se você pretende aproveitar as vantagens da venda consignada em sua loja com alguns determinados produtos, alguns passos devem ser seguidos:

· Encontrar um fornecedor que deseje trabalhar dessa forma

· Fazer o acordo de como será realizado a parceria

· Determinar quais produtos são interessantes você colocar para vender em sua loja. O ideal é buscar produtos que completam os produtos da sua loja, como os acessórios.

· Verificar para quais perfis de clientes você poderá ceder as peças consignados. Normalmente essa prática ocorre em cidades pequenas devido a facilidade de contactar o cliente. Cidades grandes essa prática não é comum.

 

Onde encontro fornecedores que desejam trabalhar com peças consignadas?

Você pode buscar no mercado ou na sua própria cidade fornecedores que trabalhem com esse tipo de vendas consignadas, geralmente, fabricantes tendem a trabalhar nesse formato com suas peças de coleções passadas.

Esses fornecedores entregarão as mercadorias como combinado e retornarão em uma data futura acordada, para que você preste contas das vendas realizadas ou devolva caso achar necessário, pagando assim somente pelo o que foi comercializado.

Vale lembrar que, em modo geral, o período de venda e coleta dos produtos é de um mês, podendo ser combinado um tempo maior.

E aí, já se convenceu das vantagens desse processo de vendas para o seu negócio?

 

Posts Relacionados

(Linhares-ES, 26 de Fevereiro de 1992) Analista de sistemas na empresa INNET soluções com experiência na área Fiscal e Informática a 04 anos

Sem cometários

Poste um comentário

Comentário
Nome
Email
Website