O que é lista de vez para vendedores?

O que é lista de vez para vendedores?

O que é lista de vez para vendedores?

Você já entrou em uma loja e percebeu que havia uma fila de vendedores aguardando sua vez de atender? A chamada Lista de Vez é uma técnica utilizada no varejo para organizar a equipe de vendas e, assim, realizar o atendimento ao cliente de maneira mais concisa e eficaz.

Com ela, há uma ordem de quem vai primeiro, segundo e assim sucessivamente, demandando que cada colaborador respeite sua colocação e passe a vez para o próximo, independentemente de ter fechado ou não a venda. Mas, afinal, quais são as vantagens de aderi-la no seu negócio?

1. Atendimento sem disputas

Entrar em uma loja e ver os vendedores disputando pela atenção do cliente é, no mínimo, uma situação desagradável e que passa uma imagem ruim para o consumidor, sem contar o clima de rivalidades que acaba gerando na equipe.

Ao utilizar a lista já pré-estabelecida, todos os colaboradores se revezam para a abordagem e, com isso, recebem oportunidades iguais para vender. Essa tática acaba sendo mais justa para toda a equipe que não precisa se digladiar na porta por uma chance.

2. Vendedores motivados

Com a rotina, muitos profissionais podem ficar desmotivados e desanimados. Sendo assim, organizar uma dinâmica, como a lista de vez, pode ser uma boa forma de criar rotatividade e deixar o ambiente mais colaborativo e harmônico, uma vez que não haverá disputas.

Dessa maneira, sabendo que cada atendimento é único e que será preciso computar ou não o sucesso da venda assim que ela for finalizada, o colaborador se sente desafiado, aumenta sua produtividade e fica estimulada a transformar cada nova abordagem em um sucesso que, consequentemente, refletirá nas estatísticas da loja.

3. Livre para outras tarefas

Enquanto não está no topo da lista, o vendedor pode realizar outras tarefas operacionais para as quais seja solicitado, como arrumar a seção. Com isso, seu tempo é otimizado e ele pode render muito mais do que apenas atendendo.

4. Atendimento para todos

Sem fazer seleção ou discriminar os clientes, todos os vendedores são obrigados a atender quem entra na loja, independentemente de condição financeira ou do seu potencial de compra. Isso garante um atendimento mais humanizado e justo para todos.

5. Fonte de informações

Ao finalizar um atendimento, o colaborador precisa informar se finalizou ou não a venda. Caso ela não tenha sido concluída, é necessário justificar com o motivo. Sendo assim, esses dados podem se transformar em uma excelente taxa de conversão individual, comparando a quantidade de sucesso com o fluxo da loja.

Ao utilizar a lista de vez digital, o dono do empreendimento consegue receber uma série de benefícios e ainda computar tudo o que foi vendido, assim como visto acima. Se você tem interesse em implementá-la na sua empresa, entre em contato conosco.

Possuímos sistemas ERP para lojas de roupas, garantimos um software fácil de usar, damos suporte ao cliente e também temos soluções específicas para cada caso. Estamos esperando por você. Ah, e não deixe de acessar outros títulos no nosso blog para mais informações e baixar nosso modelo físico.