Omnichannel para lojas de roupas: tudo o que você precisa saber
Omnichannel é uma estratégia que funciona com o objetivo de integrar meios de comunicação, visando melhorar as relações entre as mídias online e offline, consequentemente implementando melhores respostas de compras.
Entendendo como esse conceito funciona na prática, empresas de vestuários podem melhorar seus serviços e alcançar resultados interessantes.
Ao longo deste artigo você poderá entender mais sobre isso e implantar a técnica em sua empresa.
O que é Omnichannel ?
Com o surgimento de inúmeros canais de comunicação dentro do mercado comercial, ficou mais fácil procurar um produto ou serviço pela sua forma preferida de contato, algo que impactou a maneira das empresas e clientes se relacionarem, semelhantes ao cartão de visita pessoal.
Omnichannel, então, tem como conceito principal permitir a integração de todos os canais de contato com o cliente, permitindo com que ação de informação, compra e venda se deem de forma contínua em todos os lugares, sem necessidade de mais esforço.
As principais ferramentas utilizadas são:
- Redes sociais;
- Plataformas digitais;
- Mensagens por celular;
- Aplicativos de mensagem.
Exemplo de aplicação do Omnichannel
Por exemplo, um cliente que se interessa em comprar mobiliário para lojas comerciais em uma decoradora na cidade pode iniciar o contato com a empresa pelo Instagram, que rapidamente joga o futuro comprador para uma conversa em um aplicativo de mensagens.
Após troca de conversa por esse aplicativo, por exemplo, o WhatsApp, o cliente concede informações básicas para cadastro e reserva de compra, e logo está tudo certo para que ele vá à loja física e conclua sua ação, pagando então pelo produto.
Nesta situação, percebe-se bem como a empresa utilizou o omnichannel para fazer com que o cliente não tivesse que entrar em contato por outros meios ou que muito menos tivesse que conceder seus dados em outra plataforma, novamente.
Estratégia por trás do Omnichannel
Essa estratégia faz com que essa pessoa interessada não saia do canal de comunicação e acabe ou esquecendo ou desistindo do processo de compra. Dessa forma, podemos entender que a principal consequência dessa prática é a facilidade de compra.
No entanto, o omnichannel funciona, ainda, para dar conhecimento sobre produtos de uma loja de forma fácil, ainda que o cliente não deseje fechar uma compra imediatamente. Esse é o caso do omnichannel em uma empresa de engenharia, por exemplo.
Um cliente que deseja fazer um projeto de loja de roupa procura o contato da empresa por meio do site e deseja fazer a marcação de reunião com os profissionais, algo que é rapidamente confirmado, e as informações, enviadas para o telefone, por SMS.
Por meio das mensagens recebidas por mensagens no celular o futuro comprador também pode ter acesso ao contato que deseja, dessa forma, entendendo que tanto por aquele canal quanto por outros, ele poderá conversar sobre um mesmo assunto com a empresa.
Omnichannel x Multichannel
Essa prática de omnichannel muitas vezes pode ser confundida com o multichannel, que é similar, mas propõe algo diferente. No multichannel uma empresa faz contato com um cliente por meio de diferentes plataformas, dando opções para cada tipo de público.
Já no omnichannel, por exemplo, uma empresa de assistência técnica em tablet pode manter o mesmo contato com o cliente, compartilhando as mesmas informações e dados, por meio de inúmeras plataformas, como se todas estivessem integradas.
Softwares que auxiliam no Omnichannel
Os Softwares que conectam vários canais de comunicação é o principal deles, pois é através que falhas de comunicação serão evitadas, como por exemplo o cliente mandar mensagem por um canal e ter que repetir tudo que falou em outro canal.
O Software de gestão, também conhecidos como sistemas ERP, vem logo em seguida. Pois neles está a informação dos estoques, das vendas das lojas(quando a empresa possui mais que uma loja) e os registros dos contatos com os clientes. Para saber mais acesse o programa para loja de roupas da INNET Soluções e confira todas as funções existentes.
Quais suas principais vantagens?
De acordo com pesquisas da plataforma Markgrowth, empresas que escolhem utilizar pelo menos três formas de comunicação com seus clientes durante os processos de compra, alcançam um aumento de engajamento de 250%.
Ainda de acordo com esse levantamento, baseado exatamente no que o omnichannel traz, essas companhias que investem nesse conceito de integração possuem 89% de retenção de clientes, ou seja, quem não investe nisso chega a apenas 33%.
Dessa maneira, podemos perceber que quanto maior e mais interessante for a utilização do omnichannel em uma plataforma de compra de uma empresa melhor serão os ganhos da empresa, trazendo como principal vantagem o aumento monetário.
O reconhecimento através do Omnichannel
Assim que essa mudança estratégica gera mais ganho para empresa, é possível observar mudanças importantes dentro do cenário da empresa, levando, principalmente, em conta a autoridade da marca no mercado, já que passa a ficar conhecida pelas melhorias internas.
Por exemplo, uma construtora especializada em reforma de loja passa a utilizar a técnica de omnichannel e logo vê sua popularidade em alta, o que melhora a procura pela marca de forma orgânica, ou seja, por vontade própria dos clientes.
Dessa maneira, acaba se tornando dispensável estratégias relacionadas à procura por clientes e divulgação da marca pelos funcionários, que acabam tendo maior tempo para se dedicarem a outras formas de crescimento, melhorando então a produtividade.
Melhoria de outros setores por causa do Omnichannel
Isso traz como consequência a melhoria de outras problemáticas dentro da empresa que muitas vezes poderiam ser deixadas de lado. Dessa forma, por conta de um único movimento a empresa pode melhorar outras problemáticas porque uma foi resolvida.
E além dessas grandes vantagens, existe ainda uma maior facilidade por parte da empresa em analisar dados e informações que auxiliam toda uma produção, desde a concepção e elaboração de serviços até a forma de venda e divulgação.
Isso acontece porque dentro do processo de omnichannel, a combinação de múltiplos canais digitais permite uma automação por meio de programas e sistemas, que acabam trazendo como resultado as informações de clientes que interagiram digitalmente.
Esses resultados são ótimas formas de análise e melhoria de pontos estratégicos em inúmeras empresas, ainda mais aquelas que estão em estruturação contínua de suas formas de trabalho.
No omnichannel o banner de loja, o Letreiro da entrada, a loja virtual, o instagram, o whatsapp e etc. vão todos expressar a mesma mensagem e o cliente vai sentir que por qualquer que seja o canal, ele perceberá que a empresa é uma só.
Lojas de roupas e Omnichannel: combinação perfeita
Até aqui entendemos o quanto o omnichannel traz contribuição para negócios que optam por integrar as ferramentas de contato por parte do cliente, este, que acaba tendo maior facilidade e vontade para prosseguir em seus processos de compra.
Embora seja uma prática que entrega excelentes resultados em qualquer tipo de negócio, o omnichannel tem efeitos ainda maiores quando aplicado em empresas que trabalham com produtos que giram em torno de desejos e necessidades constantes, como lojas de roupas.
Melhorando a experiência do cliente com Omnichannel
Muitas empresas que trabalham com a venda de vestuários acabam pensando constantemente em práticas que englobam tanto experiências virtuais quanto aquelas presenciais, já que clientes transitam sempre por essas duas áreas.
Dessa forma, ao utilizar o omnichannel, empresas acabam criando formas mais interessantes em interagir com o dia a dia dos consumidores, já que podem estar presentes dentro de suas rotinas por meio da personalização e da integração.
Case real de aplicação de Omnichannel
Por exemplo, uma grande loja de roupa brasileira vem fazendo sucesso nos últimos anos com suas práticas de integração de relacionamento com o cliente no online e no offline, colocando como prioridade novas formas de compras.
Conforme a estratégia dessa empresa, roupas eram disponibilizadas com descontos aos clientes que baixassem o aplicativo e comprassem os produtos por esse canal, colocando então os mesmos dados de uma plataforma online ou presencial.
Após as compras no digital, com descontos e ofertas exclusivas, o cliente utilizava seus cartões para pegar as compras na loja de forma presencial, obtendo um melhor atendimento já que não enfrenta filas ou outros embates relacionados à burocracia.
Isso se tornou mais interessante quando a empresa passou a anunciar na loja física a forma de interação online, por meio de uma gravação de áudio para propaganda veiculada dentro do ambiente comercial, o que levou as pessoas para o aplicativo.
Resultados esperados
Com o trabalho dessa integração e utilização do omnichannel como forma de auxílio para uma experiência mais agradável de compras, empresas de roupas podem receber como resultado um maior consumo e fidelização, por parte dos clientes.
Isso acontece porque muitas pessoas acabam percebendo a facilidade de, por exemplo, fazer compras de forma online, em ambiente fácil e interativo, e ainda ganhar brindes como roupas extras ou impressão de calendário de mesa, tudo de forma online.
A satisfação talvez seja a melhor forma de entender que as práticas dentro da empresa funcionam, algo que pode ser sentido com o aumento de visitas e compras dentro da plataforma, que de certa forma impulsiona os crescimentos de uma empresa.
Dessa forma, podemos compreender que uma loja de roupas que trabalha com novas formas de consumo deve aderir ao omnichannel para melhorar a experiência do usuário, algo essencial na sociedade atual onde compras são feitas em alguns cliques.
Conclusão
Ao entender as formas de relacionamento e experiência trazidas com a popularização do omnichannel em empresas de vestuário, vemos, além da inovação, uma nova forma de buscar se adequar às necessidades e realidades dos clientes.
Atualmente, inúmeras empresas do ramo têm serviço como referência dentro dessa ideia de integração de plataformas e experiências digitais e reais, algo que melhora o relacionamento com o público e chama atenção de concorrentes.
Por isso, não deixe de colocar em prática o omnichannel em sua empresa hoje mesmo. Dessa forma, você poderá entender uma maior proximidade e fidelização de seus clientes sem gastos excessivos ou estratégias erradas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos e adaptado pela equipe da INNET Soluções.
Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.