Por que é importante fazer o controle de banco de horas?

Por que é importante fazer o controle de banco de horas?

Por que é importante fazer o controle de banco de horas?

A rotina em lojas de roupas, muitas vezes, exige que os colaboradores façam horas extraordinárias. No entanto, para que a empresa não tenha um custo alto com pagamentos dessas horas, fazer um controle do banco de horas pode ser fundamental para lojistas.

O banco de horas pode ser utilizado por empresários como forma de compensação das horas extras de colaboradores. Com isso, o colaborador pode desfrutar de folgas que não estão previstas em contrato ou ter redução da jornada de trabalho em dias específicos.

Veja, neste artigo, qual é a importância do banco de horas para melhorar a gestão financeira da sua empresa e como você pode fazer o controle de horas de forma eficiente em sua loja.

Reduz custos com pagamento de horas extras

Por ser uma forma de compensação, o controle de banco de horas é muito importante para reduzir os custos com horas extras. Em alguns momentos, como dias de pagamento ou datas comemorativas acaba sendo inevitável que os colaboradores fiquem até mais tarde trabalhando, gerando horas além das previstas em contrato.

No entanto, percebe-se que em alguns períodos do mês ou em determinados dias da semana, o movimento da loja pode diminuir. Essa diminuição no fluxo de clientes pode gerar ociosidade nos seus colaboradores.

Assim, em vez de cumprir as 8 horas de trabalho, você pode diminuir as horas de trabalho ou até mesmo fazer um rodízio de folgas entre os colaboradores para compensar os dias em que houve a necessidade de ficar até mais tarde.

Ou seja, o controle de banco de horas acaba otimizando a carga de trabalho e reduzindo os custos com possíveis horas extras.

Compreender a produção evita sobrecarga de trabalho

Fazer o controle de banco de horas acaba sendo uma ferramenta importante para entender como ocorre toda a cadeia de produção em sua loja. Com ele é possível identificar, por exemplo, quais áreas estão trabalhando com mais frequência fora do horário.

Dessa forma, o controle de horas extras evita reclamações em decorrência da sobrecarga de trabalho, melhora o relacionamento entre a equipe e otimiza a realização das tarefas em sua loja.

Oferece flexibilidade para empresários e funcionários

O controle do banco de horas é importante, pois oferece vantagens ao colaborador e ao empregador. Ele consegue dar mais flexibilidade nas negociações e faz ambas as partes entrarem em um acordo vantajoso.

Imagina um colaborador que foi bastante prestativo e ficou durante toda a semana até mais tarde, acumulando oito horas extras. Como recompensa, ele pediu a folga na segunda-feira para aproveitar uma viagem que fará com a família no fim de semana.

Parece ser um acordo justo, não? Ou seja, essa flexibilidade de negociação garante um ambiente muito mais colaborativo e agradável de se trabalhar.

Como fazer o controle de horas extras

O controle do banco de horas pode ser feito de forma bastante fácil e eficaz utilizando um Sistema ERP. Com apenas alguns cliques, você terá todas as estatísticas e dados para fazer um bom controle das horas trabalhadas por seus colaboradores e otimiza a gestão de pessoas em sua loja.

Acesse nosso site e veja como um Sistema ERP pode auxiliar a sua loja a fazer um bom controle do banco de horas e garantir economia nas despesas com pessoal.