Possui mais de uma loja? Saiba como vencer os principais desafios

Possui mais de uma loja? Saiba como vencer os principais desafios

Possui mais de uma loja? Saiba como vencer os principais desafios

Possuir um negócio em expansão requer muitos cuidados. Ainda que a taxa de mortalidade de um comércio com mais de uma loja seja menor que os novos empreendimentos, é necessário estar atento a alguns fatores.

Analise cada loja independente

O fluxo de caixa é uma grande preocupação para quem está querendo expandir sua marca no varejo. No entanto, ainda que as lojas estejam vendendo bem, precisamos analisar o ponto de equilíbrio entre as despesas e as receitas de cada loja de forma independente, pois só assim saberemos se a saúde financeira de todas as lojas estão bem e que nenhuma irá usar o lucro de outra loja pra se sustentar.

Sistema ERP

Um dos grandes desafios de um negócio em expansão é a contratação da mão de obra especializada.

Contratar novos funcionários requer um bom capital de giro e pode vir acompanhado de uma série de obrigações legais e tributárias para o empregador.

Geralmente, a nova loja não consegue contratar novos empregados logo de cara, o que faz com que o gerente ou o dono do negócio corra o risco de acumular funções. Neste caso, o ideal é instalar um sistema ERP para acompanhar todos os processos de trabalho.

O ERP é um grande banco de dados empresarial. Sua tecnologia permite que seja acessado em tempo real pelo empregador, reunindo as informações mais necessárias, como cadastro de clientes e produtos, controle do estoque, lucros e gastos excessivos.

Este sistema tem como objetivo promover uma boa gestão, fazendo com que o possível acúmulo de funções não se torne uma ameaça para o negócio, permitindo que o empregador possa fazer um bom planejamento de vendas.

Ponto de Venda – PDV

O sistema ERP auxilia o empregador a fazer um bom planejamento de vendas, que impacta diretamente no PDV.

O Ponto de Venda ou PDV, possui duas definições chave no varejo: decisão de compra e experiência de consumo da marca e frente de caixa.

Entretanto, para que o cliente possa encontrar este caminho, a loja deve saber investir em um bom sistema de vendas.

Lojas de roupas podem investir em acessórios como brincos, cordões, piercings e outros objetos de necessidade pessoal que impactam na decisão de compra final. Além de o cliente demorar mais dentro da loja, ele irá criar fidelidade com a marca pelo bom PDV.

A experiência pode ser potencializada, ainda, pelo atendimento de caixa. Investir em impressora fiscal, leitor de código de barras e um terminal PoS, faz com que o cliente perca menos tempo durante o fechamento da compra e saia satisfeito.

Mão de obra qualificada

Dar suporte técnico a equipe de vendas no varejo possibilita que novos colaboradores surjam com o desejo de contribuir para a marca.

O profissional devidamente treinado e motivado compreende os processos dos serviços comercializados e poderá dar um maior suporte aos clientes que passam pela loja, garantindo mais vendas.

Fazer com que os colaboradores tenham acesso ao Sistema de Recursos da Empresa (ERP), faz com que ele consiga prever certos problemas, dando soluções rápidas para o consumidor.

Acompanhe facilmente cada loja

Com as tecnologias que existem é possível acompanhar de maneira fácil as lojas mesmo estando distante. Softwares de gestão como da INNET Soluções permite que em um único lugar você consiga saber o total de vendas em tempo real.

Câmeras permite facilmente ver e ouvir tudo dentro da loja em tempo real e sistemas de monitoramento garantem a segurança durante o dia e a noite.

Fluxo de caixa

Os principais desafios dos tópicos anteriores impactam diretamente no fluxo de caixa de um negócio.

Ter a organização financeira em dia é fundamental para o rendimento mensal saudável, sem cair no vermelho.

O fluxo de caixa registra todos os recebimentos e todos os pagamentos, independente do seu modo. Ele também garante a redução de despesas operacionais sem comprometer o lucro e auxilia no planejamento de investimentos.

O empregador tem a possibilidade de registrar manualmente, porém, é sempre recomendável que se instale um sistema em ERP para otimizar o tempo e ter um fluxo de caixa livre de erros.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nosso software e quais suas vantagens para o mercado varejista.