Qual é a importância do feedback do cliente

Qual é a importância do feedback do cliente

Qual é a importância do feedback do cliente

O objetivo de qualquer empresa é se manter competitiva por muito tempo. E para que isso ocorra, ela deve buscar a evolução todos os dias, melhorando seus processos, seus serviços, seu atendimento e seu produto.

Existem diversas formas de manter o aprimoramento contínuo; no entanto, uma das mais importantes é a análise de feedback dos seus clientes. É com ela que você descobre se realmente está no caminho certo ou se precisa mudar o rumo.

Definindo o feedback

Mas o que vem a ser o feedback? Ele simplesmente é o retorno do consumidor que adquiriu o seu produto ou serviço, informando como foi a experiência de compra, se ele está satisfeito, se houve algum problema, se há alguma reclamação etc.

O feedback pode ser positivo ou negativo e a empresa precisa saber lidar com ambos. O feedback positivo é bom, deixa a equipe feliz e motivada, mas é preciso não se deixar levar por ele, pois se corre o risco de começar a negligenciar alguns detalhes, já que o resultado é positivo.

Quanto ao feedback negativo, não se deve levar para o “lado pessoal”. Tenha em mente que uma reclamação é uma oportunidade de mudança e de melhora em seu produto ou serviço. O cliente não reclama à toa. É importante verificar o que está errado e mudar.

Como coletar e analisar o feedback

A coisa é bem simples. Para coletar os feedbacks de seus clientes é necessário que sua empresa crie meios de comunicação com eles. Há uma série de maneiras de fazer isso acontecer. O contato com o consumidor pode ser via telefone, WhatsApp, e-mail, redes sociais, pesquisas de satisfação etc.

Você pode manter apenas um canal de contato ou vários ao mesmo tempo. No entanto, é preciso também criar formas de filtrar e analisar as informações que serão recolhidas por meio dessa comunicação com o cliente. Não adianta ter canais de comunicação e a informação se perder. É preciso criar formas eficazes de captar a informação, analisar e utilizar para que a empresa implemente melhorias.

Importância do feedback

Existem algumas coisas que a análise do feedback dos clientes pode trazer de bom para sua empresa. Mesmo quando ele é negativo. Vamos dar dois exemplos da importância do feedback:

1. Melhora de produtos e serviços:

Quando o consumidor opina sobre um produto ou serviço é preciso estar atento. Afinal, por meio desta opinião você tem condições de melhorá-los, para que as vendas aumentem e seus clientes fiquem satisfeitos. Muitas vezes as empresas acreditam que o que fazem está perfeito, mas apenas passando pelo aval do consumidor elas podem ter certeza disso ou se será necessário modificar o que for preciso.

2. Identificação real do seu público:

As empresas criam produtos e serviços visando um público que ela acredita ser o seu. O feedback pode mostrar que, na verdade, o público é outro. Assim, a empresa pode conhecer melhor seus consumidores e ajustar suas atividades para atendê-los.

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