Saiba os benefícios da nota fiscal eletrônica

Saiba os benefícios da nota fiscal eletrônica

Saiba os benefícios da nota fiscal eletrônica

A tradicional nota fiscal é o documento emitido em qualquer transação, com o objetivo de deixar explícitos os recolhimentos de impostos e servir como comprovante da transação. A emissão desse tipo de nota é manual, imprimindo localmente ou utilizando blocos prontos de papel. De maneira mais moderna, hoje existe a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) que torna obsoleto esse tipo de procedimento.

Essa modalidade eletrônica é totalmente realizada através da internet, implementada no Brasil a partir de 2007. Foi nesse ano que o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) entrou em rigor e trouxe mudanças na área contábil dos negócios. Em casos de empresas que adotam o Simples Nacional ou o Lucro Presumido, é obrigatória a emissão da NFe.

Para que esse documento tenha validade é precisa uma assinatura digital do emissor da nota, bem como autorização da fazenda do estado em que a empresa atua.

Vamos conhecer as principais vantagens de emitir a Nota Fiscal Eletrônica

Maior transparência: A sonegação de impostos é um problema grave e recorrente, causando uma arrecadação abaixo do que deveria acontecer. A NFe é uma aliada na hora de passar transparência nos seus negócios, tanto para os clientes quanto para a Receita Federal, uma vez que o sistema é integrado aos órgãos de fiscalização. A adoção diminui as chances de sonegação fiscal e cria uma imagem de confiança para a empresa.

Integração facilitada com os sistemas de gestão da empresa: A Nota Fiscal eletrônica é gerada diretamente pelo sistema de gestão adotado pelo negócio. Como esse sistema é responsável por registrar todas as movimentações da empresa, a emissão de notas precisa estar integrada. Isso garante uma maior rapidez e eficiência durante os processos internos de gestão.

Maior produtividade dos colaboradores: Imagina o esforço empenhado em procurar notas fiscais tradicionais, de papel, em infindáveis armários e gavetas cheios de documentos empilhados. Isso é uma maneira ineficiente de utilizar o tempo dos funcionários de uma empresa. Com o NFe, a busca e consulta de notas fiscais é rápida e a poucos cliques de distância. Dessa forma, a equipe tem mais tempo para exercer atividades que demandam maior capacidade técnica.

Custos baixos de operação: Existem muitas fontes de custos relacionados à emissão tradicional de notas fiscais. Eles vão desde a compra de material para impressão, como tinta de impressoras e papel, até espaço físico para acondicionar de maneira organizada todo os documentos gerados. Quando se pensa no volume de vendas, essa quantidade de papel pode ser enorme. Com a NFe esse tipo de gasto é eliminado, ajudando a empresa a cortar gastos desnecessários.

Comodidade para os clientes: Notas fiscais impressas podem ser facilmente perdidas ou danificadas. Oferecendo para os clientes a Nota Fiscal Eletrônica, a empresa está dando a comodidade dele ter sempre o arquivo guardado em seu e-mail, sem a chance de perder o documento.

Quer saber mais sobre como manter seu negócio a par das inovações tecnológicas e aumentar seu conhecimento sobre as melhores soluções para os seus projetos? Clique aqui e entre em nosso blog! Ele possui diversos textos informativos sobre assuntos que importam para o crescimento da sua empresa.