Sistemas integrados: entenda a importância do marketing junto a TI
Você já parou para pensar que nos dias atuais marketing e TI precisam um complementar no outro para se obter sucesso? Sim, se antes essas duas áreas eram vistas como totalmente separadas, hoje em dia isso está totalmente diferente.
Hoje se tornou praticamente impossível pensar em estratégias de marketing digital sem a necessidade que a equipe do TI seja acionada de alguma forma para contribuir. Principalmente quando se fala em sistemas e ferramentas para fazer análise de dados, atrair e se relacionar com os clientes e assim aumentar as vendas.
O que acontece é que hoje em dia existem diversas opções de sistemas voltados para diferentes necessidades, alguns são para atendimento ao cliente, outro para disparo de e-mails, já outros são para organização de redes sociais.
Agora imagine ter que organizar e acompanhar todos esses sistemas de forma separada, tendo que depois cruzar os dados de forma manual. São muitas informações que se complementam e devem andar juntas, por esse motivo, é feita a integração de sistemas.
Quer saber mais sobre sistema integrado e qual é a importância do marketing junto ao TI? Confira o restante do post e entenda!
Vantagens em se fazer integração de sistemas
Empresas são formadas por diferentes áreas, que, quando juntas, buscam alcançar resultados para aquele negócio. No entanto, com tantas informações e dados disponíveis, não é uma tarefa fácil filtrar, monitorar e analisar para torná-los eficientes.
Quando não existe a integração entre os sistemas, muitas informações podem ser perdidas e ações que não geram resultados podem ser colocadas em prática. O objetivo de sistemas integrados é garantir que todas essas informações estejam disponíveis e sejam facilmente acessadas.
Vamos supor que você tenha uma loja de roupas: a equipe de finanças do seu negócio terá acesso aos mesmos dados e informações que a equipe de marketing, por exemplo.
Dentre diversas vantagens, a integração de sistemas:
· Melhora a comunicação entre os setores: informações incompletas fazem com que exista mais retrabalho, dados imprecisos e informações incompletas. Esses são apenas alguns dos problemas que a falta de comunicação pode provocar dentro de uma empresa. Os setores cuidam das suas questões de forma individual, porém a interação com outras equipes também é essencial para se ter sucesso, afinal de contas, basta uma informação incompleta para que um projeto seja prejudicado.
· Aumento da produtividade: ao se coletar mais informações, você pode tornar o suas ações mais certeiras para atingir seus objetivos. É muito importante analisas os dados disponíveis em uma empresa, seja relacionado ao comportamento dos consumidores, ou quando se diz respeito aos números de vendas. Com todas as informações interligadas, é possível fazer uma análise mais profunda e definir melhor as estratégias. Sem falar no reaproveitamento de informações que sem a integração dos sistemas não existiria.
· Monitoramento eficaz: uma das principais tarefas de uma empresa é analisar e descobrir quais são os possíveis problemas que estão gerando desperdício para o negócio. Com sistemas integrados, fica muito mais simples de realizar mapeamentos de processos, além das ações internas, sendo também mais fácil de identificar as fontes de prejuízo e assim ser possível encontrar soluções.
· Redução de custos: se juntarmos todas as vantagens citadas acima, o resultado é uma alta redução de custos. Ao tornar suas estratégias mais eficazes, você também torna os processos mais baratos. Você passa a atingir e conquistar mais clientes, gera o aumento de vendas, melhora o monitoramento de tudo o que acontece na empresa e aumenta a produtividade dos funcionários. Todos esses benefícios juntos, ao final do mês, resultam em uma grande redução dos custos do seu negócio.
Como fazer integração de sistemas
O primeiro passo para se fazer a integração de sistemas é entender se os que você já possui atende as necessidades do seu negócio. Você tem um para atrair clientes? E para a equipe de vendas? Suas lojas compartilham informações?
Pare para analisar os sistemas que você gostaria de ter para solucionar problemas.
Depois de ter todos os sistemas necessários, ou caso tenha dúvidas sobre qual esta precisando, busque pela ajuda de um profissional. Procure por uma empresa que seja especializada em técnicas de marketing para tirar todas as suas dúvidas e assim conseguir definir quais são as melhores opções de sistemas e como fazer a integração deles de forma correta e eficaz.
Também converse com a sua equipe de TI para verificar as possibilidades. Caso você ainda não tenha uma equipe voltada para essa área, uma empresa especializada em marketing digital ou uma empresa como a INNET Soluções também poderão te ajudar com algumas opções de sistemas.
Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.