Site responsivo: 4 razões para investir em um

Site responsivo: 4 razões para investir em um

Site responsivo: 4 razões para investir em um

Entenda o que é sistema responsivo e conheça 4 motivos para aplicar essa tecnologia ao seu site.

Se você já entrou em sites através de seu celular e se deparou com letras tão pequenas e com um layout tão desajustado que precisou usar o zoom para melhorar sua experiência, você esteve visitando um site não responsivo. Mas, afinal, o que são os sites responsivos?

Sites responsivos são sites preparados para adaptarem o layout aos diferentes tipos de dispositivos e telas que podem acessá-los. Isso acontece de forma inteligente e automática: ao detectar a resolução da tela do dispositivo que o está visualizando, o site ajusta adequadamente seu design.

A tecnologia responsiva é diferente da tecnologia da versão mobile. Enquanto sistemas responsivos são adaptados para qualquer tipo de tela e dispositivo, a versão mobile é um segundo site, projetado especificamente para alguns tipos específicos de dispositivos.

Agora que você já sabe o que é um site responsivo e como funciona, está na hora de investir e transformar seu site ou loja virtual com este sistema. Conheça a seguir 4 razões para trazer, e logo, esse recurso para sua página!

1. Otimiza a experiência do usuário

Independente da categoria de seu negócio, se é um site, blog ou loja virtual, o princípio deve ser o mesmo: a melhor experiência para o usuário que está navegando. Por esta razão, ter um site responsivo é essencial.

Você não tem como prever através de quais dispositivos as pessoas acessam sua página, mas levando em consideração as múltiplas opções para isto, é de extrema importância que seu site esteja preparado e adaptado para todas.

Com um design ajustado à resolução das diferentes telas e textos bem dispostos e legíveis, você garante que o visitante se sinta satisfeito ou até mais instigado a continuar acessando seu site. E quanto melhor a experiência do usuário, maior o engajamento com sua marca.

2. Sua página priorizada pelo Google

Entendendo as transformações tecnológicas constantes e o surgimento promissor de novos dispositivos para acessar a web, o Google incluiu, em 2015, o fator responsividade em seus algoritmos de busca.

Desde então, sites que não são responsivos são considerados de menor relevância para os mecanismos de busca, perdendo posições de ranqueamento. Para quem deseja ter um site de referência e autoridade, precisa necessariamente atualizá-lo para o sistema responsivo.

Além disso, a responsividade é fundamental para quem investe em estratégias de SEO. Sem um site responsivo, não há estratégias que façam você alcançar a visibilidade almejada.

3. Performance melhorada

A experiência melhorada das páginas responsivas acontece para além do design. Sites com sistemas responsivos também representam maior velocidade de navegação, diminuição da taxa de rejeição e aumento de vendas.

Isso se dá, sobretudo, porque sites responsivos são mais leves e aperfeiçoados para dispositivos móveis. Assim, o usuário que visita sua página não só se sente engajado, como encontra facilidades para realizar compras ou seguir navegando.

Com a performance do site melhorada e com a experiência satisfatória do visitante, também crescem as possibilidades de sua página ser compartilhada em outras mídias sociais e de gerar altas taxas de conversão de leads.

Exemplos de telas que o site deverá exibir responsivamente

4. Seu site preparado para o futuro

Outra grande vantagem dos sites responsivos é que ao optar por eles, você automaticamente estará preparado para o futuro da navegação pelos dispositivos móveis. E estar preparado para isto, em tempos de inovações digitais e tecnológicas em alta velocidade, é determinante.

Dessa forma, receber as mudanças do universo tecnológico ou novos modelos de dispositivos móveis não representará uma preocupação. Seu site estará adequado e adaptado para a resolução que vier, garantindo também as vantagens comentadas acima.

Essas são só algumas das ótimas razões para optar por sites responsivos. Eles são, definitivamente, o melhor para seu site e também para seu público. Convencido a mudar e investir neste sistema? Deixe seu comentário nos contando sua experiência!