Transformação digital: 6 dicas de como aplicar na sua empresa

Transformação digital: 6 dicas de como aplicar na sua empresa

Transformação digital: 6 dicas de como aplicar na sua empresa

A transformação digital é um caminho importante para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado. Os avanços da tecnologia tem permitido cada vez mais que recursos avançados ajudem a estruturar melhor os empreendimentos de diversas áreas.

A transformação digital nada mais é do que a aplicação da tecnologia em sua empresa com o objetivo de maximizar a efetividade e a produção, alcançando resultados bastante expressivos em seu negócio.

Vale lembrar que, neste caso, a transformação digital não está sendo usada para remover o trabalho humano. Você deve valorizar seus colaboradores e criar um bom ambiente de trabalho, e um café da manhã empresarial pode ser uma boa forma de incentivá-los.

Ela representa uma mudança cultural dentro da companhia, de comportamentos, e por esse motivo é importante que sejam incluídos todos os colaboradores para que os impactos gerados pela transformação sejam positivos.

Embora o conceito seja relativamente simples, nem sempre sua execução segue a mesma simplicidade. Isso porque a tecnologia precisa de uma série de passos para ser implementada na empresa.

Afinal, quando falamos em transformação digital, não estamos mencionando a criação de uma conta em uma rede social ou o uso de uma técnica de marketing digital.

A transformação é muito mais densa e complexa, afetando a realidade da empresa como um todo.

Hoje em dia, até mesmo um relógio ponto digital já mostra o impacto que a tecnologia tem nas corporações.

Quando você coloca a tecnologia como ponto central de sua empresa, é preciso se atentar a uma série de fatores, principalmente com relação ao investimento de tempo e financeiro que deve ser aplicado para o negócio efetivamente obter resultados.

Isso não quer dizer que a transformação está restrita a grandes empresas, com um capital de investimento grande. Qualquer empreendimento, independente de seu tamanho, pode iniciar a mudança para uma vida mais regrada na tecnologia.

Benefícios da transformação digital

Muitos empresários ainda têm uma certa resistência para iniciar o processo de transformação digital.

Isso porque qualquer grande mudança, como a implementação de uma contratação de sala de reunião por hora costuma encontrar receios e dúvidas, que normalmente não deixam clareza para a tomada de decisões.

Por isso, entender alguns dos principais benefícios que a transformação digital pode oferecer é fundamental para que sua equipe de gestão consiga compreender o quanto ela é necessária nos dias de hoje.

A maioria das empresas que estão adotando a tecnologia tem recebido grandes respostas, principalmente ligado à produtividade e ao lucro, o que é essencial para manter a saúde financeira da empresa em ordem.

Dentre as principais vantagens que a transformação digital pode oferecer para uma empresa, podemos destacar:

  • Redução de custos;
  • Agilidade nos processos mecânicos;
  • Aumento de produtividade;
  • Simplificação de processos.

Além disso, existem diversos benefícios financeiros de produção que podem ser utilizados como argumento para que você inicie o processo de transformação.

Ser capaz de compreender as principais vantagens dessa mudança é apenas o primeiro passo, afinal, até mesmo uma empresa de envelopamento carros hoje conta com um suporte tecnológico muito mais moderno para realizar sua função.

Processo de implementação da transformação digital

O primeiro passo para você conseguir aplicar a transformação digital em sua empresa é saber como se planejar para esta mudança.

Por se tratar de um processo longo e, às vezes, complexo, é preciso que cada etapa seja planejada e pensada para que você consiga extrair o melhor. Depois disso, as próximas etapas são:

1. Mude a cultura da empresa

Esse ponto que deve ser levado em conta diz respeito à cultura organizacional. Para que uma empresa consiga utilizar corretamente todos os recursos da transformação digital, é preciso fazer isso com o apoio de seus colaboradores.

A maioria das pessoas não recebe bem a informação de que uma grande mudança irá acontecer. Por isso, você precisa dedicar uma boa parte de seu planejamento para incentivar seus investidores e colaboradores a tomarem este passo com a companhia.

Algumas ações irão ajudar a fazer essa mudança, como:

-Reuniões objetivas e periodicas
– Analisar riscos com antecedencia
– Agendar tarefas
– Fazer plotagem de projetos

Seus colaboradores são extremamente necessários para que a campanha de transformação digital seja efetiva, uma vez que serão diretamente impactados em suas rotinas de trabalho e serviços, e por isso, precisam saber como e quando agir.

Para conseguir uma boa estrutura neste caso, o ideal é que você comece a planejar uma série de treinamentos para o desenvolvimento de cada funcionário, e adaptá-los para as novas rotinas de implementação.

Dessa forma, quando a campanha iniciar de fato, você estará a um passo de conseguir bons resultados em sua empresa. Seus colaboradores já estarão no mesmo ritmo, compreendendo suas necessidades e explorando de forma mais natural as mudanças.

Uma boa ideia é adquirir um computador novo para cada colaborador, deixando-o se adaptar melhor aos novos recursos da empresa, a depender do tipo de transformação digital implementada.

Já os investidores, que não tem um impacto direto, devem pensar e planejar de forma inteligente essa mudança, como a promoção de webinars ou palestras nas quais identifique como e quando eles terão uma efetividade de lucro ao aderir à transformação da empresa.

2. Analise os processos

Toda empresa tem uma série de processos necessários para identificar o que está sendo definido na produção. Você deve pensar em todos estes movimentos de seu negócio e imaginar em quais deles a tecnologia pode ser uma solução de aprimoramento.

Hoje em dia, existem muitos avanços que permitem que você estruture de forma mais dinâmica sua empresa, seja ela um escritório de advocacia ou uma fábrica de persiana sala apartamento.

Até mesmo alguns recursos móveis podem ser pensados para que você comece a utilizar apenas um smartphone para ter acesso a informação.

Por isso, é importante ter em mente que uma parcela da transformação digital parte do princípio de que seus processos precisam ser otimizados e automatizados. Nesse aspecto, a inteligência artificial tem feito um excelente trabalho.

Com a IA, boa parte dos elementos mecânicos e repetitivos de seu trabalho podem ser repensados, para que você não precise se preocupar com esse tipo de recurso.

Isso permite que sua equipe possa se concentrar em elementos mais complexos e criativos, como o atendimento ao cliente.

Além de agilizar estes processos mecânicos, a inteligência artificial ainda possui uma programação específica, o que diminui em muito a margem de erro.

Este tipo de estruturação é a base da transformação digital, pois elimina uma série de problemas estruturais da empresa utilizando os avanços tecnológicos como base para estas melhorias.

3. Crie projetos digitais

Para conseguir efetivar a transformação digital em sua empresa, é preciso normalizar os conceitos modernos. Por isso, o ideal é começar a iniciar os novos projetos da empresa já de forma digital.

Assim, quando você começar a etapa de planejamento e estratégia de uma gestão patrimonial, por exemplo, já estará adequando todo o processo para seguir pelo caminho digital, de acordo com as regras que você estipulou na transformação.

Muitas vezes, colocar os novos projetos já no campo digital ajuda a equipe a compreender melhor as mudanças, permitindo que eles consigam migrar os projetos anteriores para este novo método, sem perder as capacidades de produção.

4. A transformação é para todos

Embora você pense que a transformação digital terá um forte impacto em sua equipe de tecnologia da informação, a verdade é que para este tipo de recurso funcionar, é necessário que todos os colaboradores da empresa estejam no mesmo tom.

Isso significa que a mudança causada pela transformação digital afetará de uma forma ou de outra todos os membros da equipe.

Assim, você conseguirá compreender de forma muito mais assertiva todas as informações necessárias para explorar seus recursos.

Vale lembrar que, embora a contratação de novos talentos possa ser uma grande vantagem para sua empresa, a retenção é ainda mais importante.

Ao apresentar de forma didática os conceitos da transformação para seus colaboradores, eles conseguirão fazer a migração de forma mais direta. Estas pessoas sabem como a empresa funciona, e isso é fundamental para obter resultados melhores.

5. Elimine a tecnologia antiga

Tenha em mente que nenhum recurso em sua empresa é perene. Você deve estar pronto para se desapegar de tecnologias antigas, por mais confortáveis que elas sejam.

O caminho para a transformação é abraçar o novo, e você não pode fazer isso enraizado em elementos do passado.

Por isso, é importante que toda sua equipe seja incentivada a desapegar de ferramentas que estão se tornando obsoletas.

A tecnologia anda muito mais rápido que nossa compreensão, e você precisa ter isso em mente quando estiver criando novos espaços de trabalho.

6. Avaliação de resultados

Todo tipo de implementação em uma empresa requer uma avaliação extensa e detalhada sobre os resultados. É preciso identificar quais foram os elementos que deram certo, e o que ainda precisa de ajustes para funcionar.

No caso da transformação digital não é diferente, principalmente pelo poder de análise e de geração de relatórios que os mecanismos costumam oferecer.

Considerações finais

A transformação digital é um dos principais elementos que se comenta no mercado hoje em dia. Os avanços tecnológicos são constantes, e as empresas que não se adequam a esta nova realidade, tendem a desaparecer com o tempo.

Por isso, é fundamental saber como implementar este importante recurso para que seu negócio consiga aproveitar todos os benefícios da transformação digital, tomando a frente de seu nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.