4 dicas de como aumentar as vendas
Para que uma empresa cresça, buscar constantemente soluções que proporcionem um aumento nas vendas é uma necessidade básica. Especialmente levando em conta que os consumidores estão cada vez mais exigentes, portanto, um conjunto de ações que era extremamente eficiente há cinco anos, por exemplo, pode não ser mais o suficiente hoje. Veja a seguir quatro dicas para vender mais, atrair e fidelizar clientes.
Invista em um sistema ERP
Se você é leitor do nosso blog, já viu o post com detalhes sobre, mas vale a pena retomar rapidamente. Esse tipo de programa contém ferramentas para monitorar o desempenho dos vendedores, além de registrar os dados dos clientes e o histórico deles com a loja.
Ou seja, apenas esses dois recursos já podem promover mudanças significativas, o primeiro porque incentiva os vendedores a se dedicarem mais e o segundo porque constrói uma relação mais sólida entre a marca e o público. Sem contar com todos os outros aspectos que já foram mencionados naquele artigo.
Use todos os canais de comunicação a seu favor
As novas tecnologias impactaram de forma especial na comunicação interpessoal. Hoje em dia as empresas não dependem mais apenas do contato presencial ou telefônico para finalizar uma venda, porque podem dialogar com o seu público por outros meios. As redes sociais são boas opções e o próprio Whatsapp, tem sido um grande aliado, especialmente após o advento da versão Business do aplicativo.
O que você deve ter em mente é identificar em quais canais o seu público-alvo está. O WhatsApp é um aplicativo bastante democrático, dificilmente uma empresa não vai conseguir aproveitá-lo. Já as redes sociais são mais segmentadas, por isso, a estratégia é saber quais delas são as preferidas pelas pessoas que você pretende atingir.
Foco no PDV
De nada adianta uma empresa criar uma grande campanha de marketing e atrair clientes para a loja se ao chegar ao ponto de venda a experiência dele não é agradável e fica abaixo das expectativas. Portanto, vale a pena ter um cuidado com a organização do seu ponto de venda. Isso inclui: um layout atrativo e adequado ao público-alvo; ambiente bem iluminado e arejado; vendedores bem treinados; espaço organizado e que tenha uma lógica para o consumidor encontrar o que precisa.
E é claro, um bom software projetado especificamente para o PDV também ajuda o gestor a ter um controle maior sobre o que acontece quando o cliente chega a esse estágio.
Personalização
O consumidor atual faz questão de se sentir único e não apenas parte de uma massa amorfa. Por isso, invista na personalização do atendimento, que reconheça as particularidades de cada cliente aposte nelas para realizar uma abordagem mais assertiva. Dica: para conseguir esse intento, é mais que necessário ter um banco de dados atualizado e organizado com as informações dos compradores que possam ser úteis para negociações futuras.
Acesse os nossos outros artigos para saber mais sobre como melhorar a performance da sua empresa e, de modo especial, como a tecnologia pode ajudar nessa missão tão fundamental.
Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.