
Negócios em época de pandemia: entenda a importância da presença online
A pandemia do novo coronavírus tem sido tratada por muita gente como um dos eventos mais importantes do Século XXI. É verdade que o século ainda está no começo (só se passou 1/5 dele), mas não é uma descrição injusta deste evento.
Essa importância da pandemia ainda não foi sentida totalmente e ainda levará um tempo para que possamos ter uma noção completa do seu peso na nossa sociedade.
Um exemplo claro desse impacto está na nossa economia. A perspectiva atual é que o Brasil perca 5,66% do seu PIB em 2020 por causa da pandemia. No mundo, a queda deverá acompanhar isso também.
No entanto, além da queda de produção por causa da pandemia, ainda deveremos notar uma mudança significativa na maneira como a economia é organizada.
Basicamente, dá para dizer que as vendas presenciais começarão a sair de cena lentamente, enquanto as vendas pela Internet se tornarão cada vez mais comuns.
Os números e expectativas do mercado mostram isso. Em 2020, o e-commerce brasileiro deverá atingir o montante de R$100 bilhões em vendas pela primeira vez.
É claro que essa mudança já vinha acontecendo no passado. A cada ano, mais pessoas compram pela Internet do que no ano anterior. No entanto, não dá para negar que a pandemia do novo coronavírus acelerou drasticamente esse processo.
Uma das grandes mudanças que a pandemia causou foi o fato das compras digitais não serem mais só focadas em certos tipos de produtos e nem em certas pessoas. Sai de cena o cliente padrão de e-commerce (um adulto com bom nível de acessibilidade internética) e entra em cena o cidadão comum, fazendo compras comuns.
Isso significa que supermercados, farmácias e outros estabelecimentos do tipo agora estão totalmente na Internet e as compras nesses lugares podem ser feitas online, com o apertar de um botão.
Na prática, as empresas de todos os tipos, tamanhos e segmentos precisam contratar uma boa empresa de marketing digital para poder montar uma estratégia avançada de publicidade e criar uma boa presença online.
Uma empresa que, até hoje, tinha presença apenas offline, tem muito chão a cobrir nesse momento. Isso porque a Internet já ocupa todas as áreas de um processo de vendas.
Podemos descrever uma jornada de venda completa em alguns estágios. São eles:
● A descoberta da necessidade;
● O conhecimento da solução;
● A análise de opções;
● O fechamento do negócio;
● O pós-venda.
Se antigamente apenas um ou dois desses processos poderiam ser feitos online, agora todos eles não só podem como são realizados preferencialmente pela Internet.
Isso acontece porque o mundo online não só facilita tudo para o consumidor e para a empresa, como ele também está presente em todos os lugares.
Veja o WhatsApp, por exemplo. O aplicativo está presente em 99% de todos os celulares do Brasil. Isso significa que praticamente todas as pessoas do país estão na plataforma.
Considerando todos os seus recursos, o WhatsApp é uma ferramenta completa para a realização de todos os estágios de uma estratégia de venda. Por isso, é um item poderoso e usado por muitas empresas.
As redes sociais também tem um tamanho significante. São 127 milhões de usuários só no Facebook, sem falar em Instagram, Twitter, YouTube e muito mais.
Por isso, as redes sociais são essenciais para as empresas que querem ter uma presença online forte.
Além do WhatsApp e das redes sociais, outro elemento essencial para uma boa presença online (que gera resultados em vendas) é o Google. O buscador é o maior direcionador de tráfego do mundo e, quem conseguir dominar o seu algoritmo, terá resultados incríveis.
Para isso, no entanto, é necessário muito trabalho. O primeiro é interno: gerar conteúdo de qualidade, que entregue valor real para o consumidor ou visitante.
Em seguida, é importante fazer com que esse conteúdo ganhe tração na Internet. Isso é feito pela construção de autoridade, um dos fatores mais valorizados pelo Google.
Quem quer construir autoridade real sabe que precisa de uma estratégia completa de link building. É essencial receber links de empresas, imprensa e sites de grande valor dentro do segmento, tanto para fortalecer a sua marca, quanto para evidenciar determinado conteúdo online.
Além disso, é muito importante também fortalecer uma marca nas redes sociais (sim, o que acontece nas redes tem relevância para o Google) e em órgãos de imprensa. Isso é conquistado com um bom trabalho de assessoria de imprensa e gestão de imagem.
No geral, ter uma presença online forte é um ecossistema complexo de presença nas redes sociais, conexão direta com o público e um esforço de construção de autoridade no Google.
Antigamente, essa era uma estratégia para empresas que trabalham na Internet, grandes marcas ou negócios inovadores. Agora, no entanto, é algo que todas as empresas devem fazer, sob o risco de não encontrar um lugar ao Sol no novo normal que restará após o fim da pandemia.


Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.