Negócios em época de pandemia: entenda a importância da presença online

Negócios em época de pandemia: entenda a importância da presença online

Negócios em época de pandemia: entenda a importância da presença online

A pandemia do novo coronavírus tem sido tratada por muita gente como um dos eventos mais importantes do Século XXI. É verdade que o século ainda está no começo (só se passou 1/5 dele), mas não é uma descrição injusta deste evento.

Essa importância da pandemia ainda não foi sentida totalmente e ainda levará um tempo para que possamos ter uma noção completa do seu peso na nossa sociedade.

Um exemplo claro desse impacto está na nossa economia. A perspectiva atual é que o Brasil perca 5,66% do seu PIB em 2020 por causa da pandemia. No mundo, a queda deverá acompanhar isso também.

No entanto, além da queda de produção por causa da pandemia, ainda deveremos notar uma mudança significativa na maneira como a economia é organizada.

Basicamente, dá para dizer que as vendas presenciais começarão a sair de cena lentamente, enquanto as vendas pela Internet se tornarão cada vez mais comuns.

Os números e expectativas do mercado mostram isso. Em 2020, o e-commerce brasileiro deverá atingir o montante de R$100 bilhões em vendas pela primeira vez.

É claro que essa mudança já vinha acontecendo no passado. A cada ano, mais pessoas compram pela Internet do que no ano anterior. No entanto, não dá para negar que a pandemia do novo coronavírus acelerou drasticamente esse processo.

Uma das grandes mudanças que a pandemia causou foi o fato das compras digitais não serem mais só focadas em certos tipos de produtos e nem em certas pessoas. Sai de cena o cliente padrão de e-commerce (um adulto com bom nível de acessibilidade internética) e entra em cena o cidadão comum, fazendo compras comuns.

Isso significa que supermercados, farmácias e outros estabelecimentos do tipo agora estão totalmente na Internet e as compras nesses lugares podem ser feitas online, com o apertar de um botão.

Na prática, as empresas de todos os tipos, tamanhos e segmentos precisam contratar uma boa empresa de marketing digital para poder montar uma estratégia avançada de publicidade e criar uma boa presença online.

Uma empresa que, até hoje, tinha presença apenas offline, tem muito chão a cobrir nesse momento. Isso porque a Internet já ocupa todas as áreas de um processo de vendas.

Podemos descrever uma jornada de venda completa em alguns estágios. São eles:

● A descoberta da necessidade;

● O conhecimento da solução;

● A análise de opções;

● O fechamento do negócio;

● O pós-venda.

Se antigamente apenas um ou dois desses processos poderiam ser feitos online, agora todos eles não só podem como são realizados preferencialmente pela Internet.

Isso acontece porque o mundo online não só facilita tudo para o consumidor e para a empresa, como ele também está presente em todos os lugares.

Veja o WhatsApp, por exemplo. O aplicativo está presente em 99% de todos os celulares do Brasil. Isso significa que praticamente todas as pessoas do país estão na plataforma.

Considerando todos os seus recursos, o WhatsApp é uma ferramenta completa para a realização de todos os estágios de uma estratégia de venda. Por isso, é um item poderoso e usado por muitas empresas.

As redes sociais também tem um tamanho significante. São 127 milhões de usuários só no Facebook, sem falar em Instagram, Twitter, YouTube e muito mais.

Por isso, as redes sociais são essenciais para as empresas que querem ter uma presença online forte.

Além do WhatsApp e das redes sociais, outro elemento essencial para uma boa presença online (que gera resultados em vendas) é o Google. O buscador é o maior direcionador de tráfego do mundo e, quem conseguir dominar o seu algoritmo, terá resultados incríveis.

Para isso, no entanto, é necessário muito trabalho. O primeiro é interno: gerar conteúdo de qualidade, que entregue valor real para o consumidor ou visitante.

Em seguida, é importante fazer com que esse conteúdo ganhe tração na Internet. Isso é feito pela construção de autoridade, um dos fatores mais valorizados pelo Google.

Quem quer construir autoridade real sabe que precisa de uma estratégia completa de link building. É essencial receber links de empresas, imprensa e sites de grande valor dentro do segmento, tanto para fortalecer a sua marca, quanto para evidenciar determinado conteúdo online.

Além disso, é muito importante também fortalecer uma marca nas redes sociais (sim, o que acontece nas redes tem relevância para o Google) e em órgãos de imprensa. Isso é conquistado com um bom trabalho de assessoria de imprensa e gestão de imagem.

No geral, ter uma presença online forte é um ecossistema complexo de presença nas redes sociais, conexão direta com o público e um esforço de construção de autoridade no Google.

Antigamente, essa era uma estratégia para empresas que trabalham na Internet, grandes marcas ou negócios inovadores. Agora, no entanto, é algo que todas as empresas devem fazer, sob o risco de não encontrar um lugar ao Sol no novo normal que restará após o fim da pandemia.