O que é um software ERP?

software erp

O que é um software ERP?

Um software ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, pode ser traduzido para o português como Planejamento de Recursos da Empresa, também pode ser compreendido como um Sistema Integrado de Gerenciamento. O software ERP (um programa instalado no computador da empresa) é uma ferramenta disseminada e usada internacionalmente que tem como função a integração e organização de todos os dados advindos de diferentes processos operacionais.

 

Como funciona na empresa?

Nele, por exemplo, é possível integrar os dados vindos do departamento de recrutamento e seleção, do setor de finanças, de compras e etc. Ele permite a visão sistêmica da empresa, isto é, a visão completa que resulta da união de todas as partes, assim como permite a visão sob a perspectiva de cada uma dessas partes.

Você terá acesso fácil aos dados vindos do setor de compras e poderá cruzá-los sem nenhum esforço com as informações do pessoal de vendas. Tudo estará integrado; isso permite a visão clara de como as coisas estão fluindo no ambiente de negócios, o que acelera o diagnóstico de problemas e a respectiva tomada de decisão.

 

Como surgiu o conceito de software ERP?

Em meados de 1970 a tecnologia dos computadores empresariais estava a galgar seus primeiros passos para acompanhar as necessidades cada vez maiores das empresas. Devido à este fato, surgiu o embrião do software ERP, por assim dizer; o MRP (Planejamento dos Recursos de Manufatura). Inicialmente, eles cuidavam da integração dos setores de compra e vendas com o produtivo, a fim de acelerar os processos e garantir maior controle e previsibilidade.

O sistema foi sofrendo evolução durante vários anos, até que em 1990 nasce o software ERP, que entra no mercado com força total.  O ERP trouxe maior integração entre os setores da empresa, além de colaborar para a administração geral das organizações. Como dito, o ERP permite uma visão sistêmica do negócio, é mais completo e competitivo que seus antecessores.

E desde então, os softwares ERP reinam! Sabe qual a razão?

 

Vantagens do sistema ERP

Quer saber todas as vantagens que um software ERP proporciona? Elas são inúmeras, e vão desde o controle logístico ao fornecimento de informações valiosas para a administração. Conheça todas as vantagens:

 

O software ERP permite a visão de cada parte da empresa, assim como a do todo

Cada setor será dividido em um módulo, como por exemplo:

E a lista pode ser mais ou menos extensa, tudo conforme o fluxograma da organização. E não para por aí, é possível adaptar ainda mais o software ERP com as necessidades da empresa. Com ele você poderá identificar setores menos e mais produtivos, conforme os seus critérios de avaliação.

 

Confira outros aspectos do sistema ERP:

Software ERP

Software ERP

 

Dados confiáveis que geram segurança

O software ERP oferece a confiabilidade dos dados, o que previne esquecimentos e falhas humanas, que verdade seja dita, são passíveis de ocorrerem a qualquer um. Ao ser inserido no sistema, o dado não corre risco de ser adulterado ou perdido, como normalmente pode ocorrem em outras formas de gestão. Basta atualizar ou inserir novos dados e eles estarão disponíveis para os administradores e setores responsáveis.

Informações importantes como sobre o pagamento de contas, impostos e semelhantes oferecem praticidade e evita erros (que podem custar caro!).

 

Acelera a tomada de decisão

Imagine que a sua empresa precisa de um fornecedor novo para determinada matéria-prima. Você provavelmente vai procurar numa lista de anotações ou documento no computador. Mas e se a lista foi perdida e o documento apagado? Sem dizer no tempo a ser gasto no caso de ter que buscar mecanicamente por essa informação.

No software ERP você já pode ter inserido todos os fornecedores atuais e também acrescentar outros como possíveis substitutos. Mas não para por aí, os balanços financeiros ao serem integrados proporcionarão a visão de como o negócio anda fluindo, se existe algum gargalo na produção, no setor de compras ou de vendas.

Ao ter essa informação disponibilizada de forma tão rápida, a tomada de decisão pode ser proporcionalmente veloz, resolvendo o problema antes que ele possa acarretar em prejuízos financeiros para a empresa.

 

Baixe o checklist

 

Proporciona economia de recursos, inclusive financeiros

O controle e mapeamento dos recursos da empresa se torna extremamente mais fácil do que ter de manter funcionários exclusivos para fazer isso. O software ERP não comete erros, não se esquece de datas, números, e tampouco tem custos tão altos quanto manter vários funcionários para cuidar de tarefas que um software pode gerir com eficiência.

E essas vantagens valem tanto para pequenas quanto grandes empresas, pois o software ERP irá proporcionar o melhor gerenciamento da empresa. Imagine o quanto não é possível economizar ao ter um software fazendo o trabalho que apenas novos funcionários dariam conta?

Sem mencionar os benefícios que o sistema ERP oferece no controle do fluxo de caixa, um aspecto essencial para o bom funcionamento de uma empresa, seja ela pequena ou grande.

 

Para que o software ERP desempenhe o seu máximo potencial, são precisos alguns requisitos

O software não julga, não raciocina, por mais que ironicamente pareça mais inteligente do que nós, humanos. Todos os funcionários da empresa precisam colaborar para que o software desempenhe a sua função, e para isso devem inserir os dados e atualizá-los conforme necessário.

O planejamento também é essencial, ao fazer uso de um software ERP ele precisa ter objetivos definidos e servir como apoio para a gerência. Os líderes e gestores terão as informações em mãos, e precisam fazer o bom uso delas, pois o software ERP não pode fazer tudo sozinho. Como toda ferramenta, depende de um bom usuário.

 

Conclusão

O Sistema ERP é simplesmente perfeito para quem busca organização e controle dos processos gerenciais desenvolvidos pela empresa. Sua visão minuciosa de cada departamento ou necessidade proporciona também a capacidade de análise de todo o negócio, identificando falhas e proporcionando a correção das mesmas.

Isso gera grande economia de custos e promove a excelência. Se esses são valores para o seu negócio, com toda a certeza um software ERP irá ajudar a suprir as suas necessidades empresariais.

 

conheça nossos softwares