10 dicas para pequenas empresas
1. Divida suas tarefas em pequenas tarefas
É necessário ter em mente que fazer uma empresa crescer e desenvolver leva tempo, sendo preciso sempre manter a calma e ter paciência. Noites mal dormidas causadas por preocupações não ajudarão em nada. Por isso busque sempre planejar as tarefas para o crescimento e mantenha o monitoramento das mesmas, preocupe-se com pequenas tarefas se as mesmas não forem cumpridas, pois será mais fácil e rápido resolver as pequenas tarefas do que resolver a única tarefa de “crescer a empresa”.
2. Faça Benchmarking
Muitas empresas se incomodam em copiar de outras empresas, mas não conseguem, por falta de tempo ou recursos, desenvolverem inovações e por isso deixam de evoluir. Uma boa sugestão é realizar o processo de Benchmarking que visa ver o que a empresa está fazendo aprimorar e fazer melhor, é buscar lições de práticas aplicadas por outras empresas e aprender com suas histórias de crescimento – lembrando sempre que, por melhores que sejam as práticas, elas na maioria das vezes precisam ser adaptadas à sua realidade para que possam ser bem implantadas e aproveitadas.
3. Defina Metas
Defina as metas da empresa em metas de curto, médio e longo prazo. Além de ajudar a dividir as tarefas em tarefas menores é a partir daí que poderão ser identificadas quais outras ações necessárias serão tomadas, de modo a atingir os objetivos da empresa e consequentemente fazer com que a micro ou pequena empresa se transforme em uma grande empresa.
Sem planos, a empresa está destinada a não chegar a lugar nenhum ou, na pior das hipóteses, falir. Um bom crescimento se faz a partir de objetivos a serem alcançados.
4. Busque o equilíbrio financeiro da sua empresa
Tenha as informações definidas de quais são as despesas que empresa possui mensalmente e como e quando as receitas chegarão à empresa e a partir daí faça os ajustes necessários. Um cronograma de pagamentos e recebimentos é uma boa sugestão para perceber se como está o andamento do financeiro. Esse cronograma é chamado de fluxo de caixa e ele será a base em todas as decisões envolvendo investimentos (ou compra de produtos).
Defina também qual será o capital de giro, ele é mais necessário do que pode parecer, mesmo nas micro e pequenas empresas. Preocupe-se também a inadimplência, em manter o equilíbrio entre os prazos de pagamentos e recebimentos, evitar desperdícios nas operações e fique atento ao giro dos estoques.
5. Invista nos Recursos Humanos
Uma das partes mais importantes da empresa são os funcionários e por isso procure identificar quais são os talentos de seus funcionários de modo que possam auxiliar a empresa onde são melhores. Escolher os funcionários certos para as funções certas são um dos recursos que podem fazer a empresa crescer rapidamente e bem.
Não tenha medo de investir em políticas diferenciadas de recursos humanos, busque ir além do básico de folha de pagamento, demissões e contratações. Não utilize como critério de contratação o mais baixo salário que conseguir pagar, essa com o passar do tempo pode se mostrar uma economia “burra”, pois a economia momentânea implica, muitas vezes, em baixa produtividade e falta de qualidade no trabalho.
Analise o candidato pelas qualidades como pessoa para o cargo, aquelas que veem com o candidato, pois após a contratação ele deverá ter o treinamento necessário. Nem sempre as pessoas sabem exatamente o que fazer ou como fazer mesmo nas funções mais simples e tenha em mente que o custo envolvido na reposição de uns funcionários é maior do que a concessão de alguns benefícios.
Busque o diferencial perante os concorrentes, pois somente os conhecendo poderá saber as ações a serem tomadas para agregar valor ao próprio trabalho da sua empresa, diferenciando-o de forma que os clientes possuam motivos para buscar a sua empresa em vez da empresa do concorrente.
6. Busque sempre o Lucro!
Para que sua empresa possa crescer, é fundamental que ela possua lucratividade. Por isso, tenha sempre o lucro como objetivo, mas o objetivo é o “fim” que deve ter uma atenção aos “meios”, buque o lucro reformulando procedimentos, definindo estratégias diferentes e até mesmo delegando poderes/obrigações aos funcionários certos da empresa.
Fique atento na sua empresa o que pode estar causando desperdícios seja de tempo, de materiais ou mesmo das pessoas, tanto dos funcionários quanto dos clientes. A empresa tem que funcionar como uma máquina perfeitamente ajustada para que possa obter lucro e continuar a crescer mesmo em tempos de crise.
7. Separe os recursos financeiros da empresa e os do proprietário
Prática muito comum entre empresas que não possuem sócios é pegar o dinheiro do caixa sem dar os devidos registros. Para a empresa saber se é rentável, é necessário que o caixa da empresa e o “caixa” do proprietário sejam coisas distintas, com limites bem definidos, pois a empresa não pode funcionar como banco de crédito ilimitado para seu dono.
Além de prejudicar a contabilidade do negócio, a mistura pode gerar problemas tributários para a empresa e para a pessoa física, caso haja o entendimento por parte do fisco que impostos estão sendo sonegados.
Estabeleça um pró-labore fixo e se surgirem despesas pessoais inesperadas, faça como qualquer assalariado: dê um jeito ou deixe para o mês seguinte.
8. Não tema a concorrência
Conheça seus concorrentes, saiba quem são, o que fazem e como fazem e seja melhor do que eles. Não os imite, mas apreenda com eles. Relacione-se com eles se possível, muitas vezes um bom relacionamento com seu concorrente pode render bons negócios em parceria.
Busque o diferencial perante os concorrentes, pois somente os conhecendo poderá saber as ações a serem tomadas para agregar valor ao próprio trabalho da sua empresa, diferenciando-o de forma que os clientes possuam motivos para buscar a sua empresa em vez da empresa do concorrente.
9. Saiba o que ocorre no setor fiscal da empresa
O setor fiscal da empresa possui muitos termos fiscais que pequenos empresários desconhecem e por isso não fazem a mínima noção do que ocorre na empresa por achar que o contador que muitas vezes é terceirizado e que trabalha em outro local e só conhece a sua empresa através de documentos irá estar antenado a tudo. Por isso fique de olho, muitas empresas pagam mais impostos do que realmente precisam.
10. Foque na satisfação do cliente
Busque sempre atender o cliente da melhor maneira possível: é ele quem vai proporcionar renda e lucro à empresa, e um cliente satisfeito sempre volta e muitas vezes trazem outros. Tem um ditado que diz: “Um clientes satisfeito conta pra uma pessoa, mas um cliente insatisfeito, conta pra dez” e por isso não os ignore; busque conversar com os clientes, compreender os problemas e solicitações, entender os questionamentos da perspectiva dele e se reclamar faça de tudo para solucionar a reclamação.
Conversas e pesquisas podem trazer ideias para mudanças ou inovações na empresa, de modo a alavancar ainda mais os seus negócios, facilitando o processo de conquistar novos clientes e, consequentemente, aumentando os lucros futuros.
Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.